Seleção Brasileira viaja para a disputa do Sul-Americano Indoor
A equipe terá 15 atletas na competição, que será realizada no fim de semana, em Cochabamba, na Bolívia. O evento era preparatório para o Mundial de Nanjing, na China, mas o torneio foi adiado pela World Athletics para 2021 por causa do coronavírus
A Seleção Brasileira de Atletismo embarca nesta quinta-feira (30/1) para Cochabamba, na Bolívia, onde disputará no sábado (1º/2) e domingo (2/2) a primeira edição do Campeonato Sul-Americano Indoor. A competição serviria de preparação o Mundial em Pista Coberta, que seria em Nanjing, na China, de 13 a 15 de março, mas foi adiado pela World Athletics paea 2021 por causa da ameaça do coronavírus.
A delegação brasileira terá 15 atletas - oito homens e sete mulheres - no torneio. Eles foram convocados para a primeira competição internacional do ano pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) por terem índice para o Mundial e pela colocação no Ranking Sul-Americano Outdoor de 2019.
Os integrantes da equipe viajam no voo OB 737, da Boliviana Aviação, que tem decolagem prevista para as 13:15 desta quinta-feira (30/1) no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.
A Comissão Técnica é formada pelo treinador-chefe Evandro Lazari (SP) e por José Antônio Rabaça (SP), Neilton Moura (SP), Tania Moura (SP) e Renan Valdiero (RJ). Estão no grupo o médico Mauro Antônio Moreira, o fisioterapeuta Vitor Stefanini e o chefe da delegação Warlindo Carneiro da Silva Filho, presidente do Conselho de Administração da CBAt.
As competições indoor (pista coberta) foram criadas para os atletas da Europa, América do Norte e Ásia poderem competir durante o rigoroso inverno no hemisfério Norte.
Neilton Moura lembra que a pista tem 200 m e apresenta como maior dificuldade a inclinação. "É difícil para os atletas menos experientes neste tipo de competição manter-se na raia. Por isso, muitos não gostam de participar desses eventos", comentou.
O treinador lembra que as provas de salto em distância, salto triplo, salto com vara e arremesso do peso têm padrões semelhantes as disputadas no estádio ao ar livre, como o trecho de corrida, com a única diferença de não ter a medida de vento, porque o ambiente é fechado.
A competição será realizada no Estádio Atlético do Governo Autônomo Municipal de Cochabamba (GAMC), que conta com pista ao ar livre e pista coberta, ambas com certificação Classe 1 da World Athletics, ex-IAAF.
Os organizadores do evento receberam inscrição de atletas de 10 países: Bolívia, Brasil, Panamá, Venezuela, Argentina, Suriname, Colômbia, Peru, Chile e Uruguai. A confirmação dos participantes ocorrerá no Congresso Técnico marcado para sexta-feira (31/1), a partir das 18 horas (19 horas de Brasília), no Centro de Formação e Treinamento Esportivo de Cochabamba.
Os 15 atletas são os seguintes:
Masculino
Gabriel Constantino (Pinheiros-SP) - 60 m c/barreiras
Eduardo de Deus (Orcampi-SP) - 60 m c/barreiras
Anderson Henriques Freitas (Sogipa-RS) - 400 m
Fernando Carvalho Ferreira (Orcampi -SP) - altura
Thiago Júlio Alfano Moura (Orcampi-SP) - altura
Alexsandro Melo (Orcampi-SP) - triplo e distância
Willian Denilson Dourado (ARPA-SP) - peso
Mateus Daniel Adão de Sá (Pinheiros-SP) - triplo
Feminino
Rosangela Santos (Pinheiros-SP) - 60 m
Tiffani Beatriz Marinho (Orcampi-SP) - 400 m
Geisa Coutinho (Pinheiros-SP) - 400 m
Valdileia Martins (Orcampi-SP) - altura
Juliana de Menis Campos (Orcampi-SP) - vara
Eliane Martins (Pinheiros-SP) - distância
Geisa Arcanjo (Pinheiros-SP) - peso
CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ATLETISMO