Seleção brasileira já está a caminho do Mundial de Budapeste
Competição começa no sábado (19/8), com a final dos 20 km marcha atlética masculina, na madrugada (a partir da 3:50 de Brasília), com a participação de Caio Bonfim e Max Gonçalves; a SporTV transmite a competição até o dia 27 de agosto
Os integrantes da seleção brasileira que disputará o Campeonato Mundial de Atletismo já estão a caminho de Budapeste - em vários voos, desde segunda-feira (14/8) -, sede da competição mais importante do calendário internacional da modalidade de 2023, que será disputada a partir deste sábado (19/8), até o dia 27 de agosto, na capital da Hungria. O SporTV anunciou a transmissão ao vivo.
Budapeste está cinco horas a mais em relação a Brasília e a marcha atlética masculina de 20 km abre a competição às 3:50 da madrugada de sábado, no horário do Brasil, com a participação de Caio Bonfim, um dos favoritos, e Max Gonçalves. Caio já está em Budapeste, vindo de camping de altitude de Sierra Nevada, na Espanha.
Os atletas seguem de vários destinos, em campings de treinamento, mas o objetivo é um só, o sonho de conseguir boa campanha no evento. Os voos diários do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, se incrementaram nesta segunda-feira (14/8), com a viagem, por exemplo, de Darlan Romani, campeão mundial indoor do arremesso do peso em 2022, que parte para novo desafio. “Treinei muito e agora, confiante, é tentar fazer o melhor possível”, disse o campeão do Troféu Brasil com 21,58 m, quando conseguiu o índice para o Mundial e a Olimpíada de Paris-2024.
O grupo do camping do revezamento masculino 4x100 m, com seis atletas, incluindo Erik Cardoso (9.97) e Paulo André Camilo, hexacampeão do Troféu Brasil, deixou Jamor, em Lisboa, nesta terça-feira (15/8) em direção a capital húngara. Outro que viaja de Lisboa é o triplista Almir Júnior, nesta quinta-feira (17/8), também qualificado para os Jogos de Paris.
A marchadora Érica Sena fez sua preparação final em Cuenca, no Equador, onde mora com o marido e treinador Andrés Chocho e o filho Kylian, de pouco mais de um ano. Ela fez boas competições na Europa, após o nascimento do filho, e mostrou estar em condições de conseguir bons resultados nos 20 km e nos 35 km. Ela viaja nesta quarta-feira (16/8) para a capital húngara. “Estou bem feliz e espero conseguir bons resultados em minha caminhada para Paris”, disse.
Quem viaja nesta quinta-feira (17/8) para Budapeste são Alison dos Santos, campeão mundial dos 400 m com barreiras no ano passado, nos Estados Unidos, Rafael Pereira e o treinador Felipe de Siqueira, que fizeram a última fase de preparação na Turquia. Alison só disputará os 400 m com barreiras, abrindo mão dos 400 m rasos, prova que também conseguiu índice para o Mundial e a Olímpiada de Paris-2024. “Precisamos de prioridades”, disse Felipe.
CBAt