São Paulo e Palmeiras se reencontram no MorumBIS após “clássico da confusão”
Após restrições e xingamentos, os clubes selaram as pazes em reunião da Federação Paulista de Futebol
Depois de um clássico marcado por confusões com arbitragem e veto à entrevista coletiva de Abel Ferreira na sala de imprensa, São Paulo e Palmeiras se encontram pela primeira vez, no MorumBIS, em uma rivalidade cada vez mais em alta. As equipes medem forças pela quarta rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, a partir das 20h (de Brasília).
Para esse encontro na casa tricolor após a partida válida pela Estadual, no dia 3 de março, São Paulo e Palmeiras levantaram uma bandeira branca. Os clubes, intermediados pela Federação Paulista de Futebol (FPF), realizaram um encontro virtual, na última quinta-feira (25), e traçaram um protocolo para a partida.
Um dos pontos ajustados é de que o técnico Abel Ferreira usará a sala do MorumBIS para conceder a coletiva coletiva após o Choque-Rei. Na última partida entre as equipes, o espaço foi vetado e gerou uma guerra de versões entre os clubes.
No lado tricolor, falou-se em reciprocidade porque, no Allianz Parque, não havia um espaço adequado. No lado alviverde, foi alegada uma surpresa absoluta com a atitude e ficou decidido que o treinador português não falaria.
Além dessa polêmica, o diretor de futebol Carlos Belmonte foi flagrado proferindo xingamentos de teor xenofóbico contra Abel Ferreira. Depois, ele gravou um vídeo com pedido de desculpas, mas precisou cumprir suspensão de 30 dias e pagamento de R$ 50 mil de multa.
Os atacantes Calleri e Wellington Rato e o lateral-direito Rafinha também foram multados, cada um, em R$ 25 mil, após xingarem o trio de arbitragem do jogo no túnel que dá acesso aos vestiários do MorumBIS.
Todo esse enredo aumenta a expectativa para o terceiro Choque-Rei da temporada. No primeiro deles e anterior ao da confusão,também foi quente, com direito a decisão de título. Em fevereiro, o São Paulo venceu o Palmeiras nos pênaltis e conquistou a Supercopa Rei, no Mineirão.
Histórico parelho
O São Paulo é o único, entre os maiores rivais do estado, que tem retrospecto melhor diante do Palmeiras. Mas é por uma margem pequena, que pode ser apagada se o time alviverde vencer os dois confrontos previstos para Série A do Campeonato Brasileiro.
Retrospecto Palmeiras x São Paulo
356 jogos
118 vitórias do Palmeiras
120 vitórias do São Paulo
118 empates
460 gols do Palmeiras
452 gols do São Paulo
Na história recente dos times, esse retrospecto está rigorosamente igual desde a chegada do técnico Abel Ferreira, em novembro de 2020. Foram 22 partidas, com sete vitórias para cada lado e oito empates, com 24 gols do Alviverde e 16 do Tricolor.
Como chega o São Paulo
Depois de estreia do técnico Luis Zubeldía com uma vitória de 2 a 0 sobre o Barcelona-EQU, pela Copa Libertadores, o Tricolor deve repetir o time titular, se não houver algum imprevisto de última hora.
A equipe também deve ter novidade no banco de reservas. O meia James Rodríguez treinou com bola para a preparação do clássico, após sofrer uma lesão muscular na coxa direita.
O mesmo aconteceu com o lateral-direito Moreira. Ele teve uma contusão no músculo reto femoral da coxa direita e não é opção para o time desde a eliminação nas quartas de final do Campeonato Paulista para o Novorizontino, em 17 de março. O São Paulo está em recuperação na temporada depois da demissão do técnico Thiago Carpini. Já são duas vitórias consecutivas.
Como chega o Palmeiras
O Alviverde também chega com ânimos renovados para o Choque-Rei. A equipe vem de uma vitória épica por 3 a 2 sobre o Independiente De Valle-EQU, pela Copa Libertadores. No Brasileiro, no entanto, já são dois jogos sem vitória.
Para o clássico, o zagueiro Murilo e o atacante Flaco López foram poupados na última partida e devem retornar à equipe.
Também existe a possibilidade do meia Raphael Veiga ganhar um descanso, depois de disputar 13 partidas seguidas como titular e, nessa sequência, apresentar queda de desempenho admitida por ele mesmo.
Nesse caso, a principal opção que surge é Luis Guilherme, destaque da equipe na última partida com o gol da vitória no Equador.
São Paulo x Palmeiras
São Paulo: Rafael; Igor Vinicius, Arboleda, Alan Franco e Welington; Pablo Maia, Alisson e Luciano; Ferreira, André Silva e Calleri.Técnico: Luis Zubeldía.
Palmeiras: Weverton; Gustavo Gómez, Luan (Lázaro) e Murilo; Mayke, Aníbal Moreno, Richard Ríos; Endrick, Raphael Veiga (Luis Guilherme) e Piquerez; Flaco López.Técnico: Abel Ferreira.
Motivo: quarta rodada da Série A
Data e horário: 28 de abril de 2024, às 20h (de Brasília)
Local: Estádio do MorumBIS, em São Paulo (SP)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio-FIFA (GO)
Auxiliares: Bruno Raphael Pires-FIFA (GO) e Luanderson Lima dos Santos-FIFA (BA)
Árbitro de vídeo: Wagner Reway-FIFA (ES)
Transmissão: Premiere
Brenno Costa da Itatiaia