Santos ganha 2 milhões de euros com indicação de Neymar à Bola de Ouro

30/11/2015 00h00 - Atualizado há 4 anos

O Santos teve ótima notícia nesta segunda-feira, com a indicação de Neymar na lista final dos atletas que concorrem ao prêmio de melhor jogador do ano oferecido pela Fifa. O acordo entre brasileiros e espanhóis, fechado em 2013, possui uma cláusula contratual que dá direito ao clube paulista de receber 2 milhões de euros - cerca de R$ 8 milhões em cotação da época.

O Barcelona terá que honrar o compromisso, após o anúncio dos três candidatos ao troféu Bola de Ouro. Neymar terá como concorrentes Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. O Santos ganha um bônus em uma transferência cercada de polêmicas pelas incertezas do valor final da transação.

O prêmio Bola de Ouro será entregue ao vencedor no dia 11 de janeiro, na Suíça. A escolha do melhor atleta do ano é feita com base em votação reunindo técnicos e jogadores de seleções e jornalistas.

Cristiano Ronaldo e Messi já eram esperados para a final. Neymar disputava a terceira vaga com Luis Suárez.

A indicação de Neymar ao prêmio de melhor do mundo coroa uma temporada brilhante. O brasileiro conquistou quatro títulos pelo Barcelona: Liga dos Campeões, Campeonato Espanhol, Copa do Rey e Supercopa da Uefa (essa última ele ficou de fora se recuperando de caxumba). Neymar tem até agora 45 gols na temporada, 41 deles pelo Barcelona e quatro pela seleção brasileira.

Neymar terminou a Liga dos Campeões 2014-15 como um dos artilheiros (10 gols). Na Europa desde o meio de 2013, Neymar passou recentemente por sua maior prova: substituir Messi.

Sem o craque argentino na equipe catalã (que se recuperava de lesão), Neymar contribuiu para manter o alto rendimento do Barça em campo, formando dupla com Luis Suárez. O camisa 11 do time catalão desponta na artilharia do Campeonato Espanhol.

Pela seleção brasileira, Neymar não apresentou o mesmo volume de jogo. Ele falhou no maior desafio: a Copa América. Neymar foi expulso na 1ª fase contra a Colômbia, levou gancho da Conmebol e deixou a competição. Nas Eliminatórias da Copa, Neymar disputou apenas uma das três partidas, com rendimento apenas regular.

Fonte: UOL esportes