Rio de Janeiro será sede do Pré-Olímpico masculino de vôlei
A seleção masculina de vôlei voltará ao palco de seu tricampeonato olímpico, em 2016. E exatamente para buscar uma vaga na próxima edição do maior evento esportivo do planeta. Em uma parceria entre Volleyball World, Federação Internacional de Voleibol, Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), Grupo Klefer e Governo do Estado do Rio de Janeiro, o Maracanãzinho receberá um dos torneios Pré-Olímpicos que acontecem de 30 de setembro a 8 de outubro – as outras sedes são Japão e China. E esta não foi a única novidade anunciada nesta quarta-feira (16.04), no Palácio Guanabara, sede do governo estadual. A capital carioca também receberá duas etapas da Liga das Nações 2024 (uma masculina e outra feminina) e é candidata a sede da Copa do Mundo de vôlei de praia de 2025.
O evento contou com a presença do governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro; do presidente em exercício da CBV, Radamés Lattari; do secretário estadual de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Rafael Picciani, do técnico da seleção masculina, Renan Dal Zotto; e das medalhistas olímpicas de vôlei de praia Jackie Silva e Adriana Samuel.
A briga por uma medalha no torneio masculino de vôlei dos Jogos Olímpicos de 2024 reunirá 12 equipes. A França tem seu lugar garantido como país sede. Nos Pré-Olímpicos, 24 equipes disputarão seis vagas – cada sede receberá oito dos times mais bem classificados do ranking da FIVB. Os grupos de cada sede serão definidos nesta sexta-feira (17.03), em sorteio que acontece em Lausanne, na Suíça. Os dois primeiros de cada Pré-Olímpico carimbam o passaporte para Paris.
Radamés Lattari, presidente em exercício da CBV: “O Governo do Estado quer levar o Rio de Janeiro ao posto de grande capital do esporte brasileiro. O Maracanãzinho faz parte da história do voleibol nacional, palco de tantos momentos icônicos. Incluindo a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Rio 2016 conquistada exatamente pela seleção masculina. O torcedor brasileiro é um apaixonado por voleibol. E nossas seleções e duplas de praia sabem a força que vem das arquibancadas. Por isso, a CBV busca sempre realizar grandes competições em nosso país. Estamos muito felizes com essa parceria com o Governo do Estado, que resultou no Pré-Olímpico, em duas etapas da Liga das Nações 2024 e na candidatura a sede da Copa do Mundo de 2025”.
Renan Dal Zotto, técnico da seleção masculina de voleibol: “O Pré-Olímpico é um evento de extrema importância, e garantir a vaga nos dará tranquilidade para desenvolver o trabalho. Jogar no Rio de Janeiro tem o lado da pressão, mas já estamos acostumados e é muito bom ter a torcida ao nosso lado. Vamos aproveitar a energia que virá da arquibancada”.
Cláudio Castro, Governador do Estado do Rio de Janeiro: “O Rio de Janeiro tem vocação para grandes eventos e anunciar essas três novidades nos traz muita satisfação. Receber eventos internacionais e de modalidades tão marcantes é importante para o Rio de Janeiro. O vôlei nos traz ótimas lembranças, especialmente no Maracanãzinho”.
Rafael Picciani, Secretário de Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro: “Sempre frequentei o Maracanãzinho e tenho as melhores memórias de grandes eventos de voleibol. Investir no esporte movimenta positivamente a economia, e principalmente constrói valores e ensinamentos para futuras gerações. O esporte é transversal e tem relevância muito grande na formação da nossa sociedade. Essa oportunidade de fazer mais uma vez do Rio de Janeiro a casa do voleibol será muito positiva”.
CBV