Repetição de equipe no Corinthians minimiza efeitos de desgaste físico

08/07/2015 00h00 - Atualizado há 4 anos

Quinta-feira, diante do Atlético-PR, o Corinthians repetirá a escalação por três jogos seguidos pela primeira vez na temporada. Para Tite, nesse estágio do Campeonato Brasileiro, conseguir esse feito traz benefícios diversos.

Além do ganho natural de entrosamento em fase de reajustes no time e no elenco, Tite também conseguiu preservar a condição física dos atletas nos últimos três dias.

Depois de empate com o Goiás no domingo, em Goiânia, os titulares tiveram folga na segunda, realizaram treinamentos leves na terça-feira e, nesta quarta, participaram apenas de uma atividade tática tradicional das vésperas de jogos, o treino conhecido como fantasma, sem reservas, também com a intensidade lá embaixo.

Normalmente, segundo a programação habitual do Corinthians, a atividade de terça-feira seria em ritmo mais forte, mas o preparador físico Fábio Masarehdjian solicitou a Tite e os auxiliares que diminuísse o ritmo e programasse apenas um treinamento leve, com bola, para aumentar o período de recuperação do elenco corintiano. Como já se sabia que o time titular seria repetido pelo terceiro jogo, foi possível preservar os atletas apenas para enfrentar o Atlético-PR na Arena Corinthians.

Na última semana, Tite admitiu que o aumento de rodadas do Campeonato Brasileiro no mês de julho faria com que outras estratégias fossem utilizadas para minimizar o desgaste físico. Até 9 de agosto, por exemplo, o Corinthians tem um total de sete partidas previstas, sendo seis pelo Brasileiro e um amistoso contra o ABC-RN, em Natal.

Se chega inteiro para pegar o Atlético-PR na quinta, o prazo de recuperação para o jogo seguinte, em especial, é apertado. Já no domingo às 16h (de Brasília), o Corinthians pega o Flamengo, no Maracanã. O intervalo entre as partidas do Brasileiro será inferior a 72 horas, prazo recomendado pela Fifa para a saúde dos atletas.

http://esporte.uol.com.br/