Ramon Menezes sobre convocados para Sul-Americano: "Estamos bem representados"

19/12/2022 09h40 - Atualizado há 1 ano

Grupo inicia etapa de treinos antes da estreia na competição no dia 5 de janeiro

Cb image default
Créditos: Thais Magalhães/CBF

O técnico da Seleção Brasileira Masculina Sub-20, Ramon Menezes, convocou 22 atletas para a disputa do Torneio Conmebol Sul-Americano 2023. O treinador confia no trabalho desenvolvido nas etapas de preparação e na qualidade individual dos atletas como trunfos para conquistar umas das quatro vagas para a Copa do Mundo FIFA da categoria, que será disputado entre maio e junho, na Indonésia.

"Quando eu cheguei na Seleção, disse que essa geração 2003, 2004 e 2005 é muito promissora. Com a convocação do Endrick, temos um jogador da geração 2006. Um dos nossos desafios era embutir a competitividade na cabeça desses atletas, que será muito exigida num campeonato como o Sul-Americano. A confiança no trabalho é muito grande. Os jogadores corresponderam muito bem nessas preparações. Tenho certeza de que estamos muito bem representados por esses atletas. Para que façamos um grande Sul-Americano e consigamos a vaga para o Mundial", disse Ramon.

O regulamento do torneio permite a inscrição de 22 jogadores para a disputa de nove jogos em duas fases. O treinador priorizou, além da qualidade individual, a versatilidade de alguns jogadores na montagem da lista final. Durante quatro preparações, Ramon convocou 52 atletas.

"A gente sempre busca o equilíbrio. Vários atletas podem fazer mais de uma função e isso é muito importante também. Isso te dá confiança. O Marlon (Gomes) pode jogar como lateral, pode jogar por dentro. Acompanho o Weverton desde o começo do ano. No Cruzeiro, ele jogou contra o Tombense como lateral-direito também. Pode fazer essa função. Assim como esses que eu citei, temos outros. O Victor Hugo, no Flamengo, faz volante e meia. Vejo que é uma seleção muito equilibrada, embora tenhamos mais jogadores de ataque. É também uma seleção que dá muita confiança na fase defensiva", analisou.

Desde que foi anunciado para o cargo em março deste ano, a Seleção Masculina Sub-20 disputou onze jogos preparatórios. sob o comando Entre as seleções enfrentadas estão Uruguai, Argentina, Equador e Paraguai, futuros adversários da Amarelinha na competição. O sorteio dos grupos será realizado no próximo dia 21 de dezembro.

“Foram onze jogos em quatro preparações. Onde nós tivemos um tempo maior de preparação, em Cariacica, conquistamos os melhores resultados. Vencemos o torneio contra Uruguai, Paraguai e Equador. A confiança no trabalho parte em relação ao desempenho jogando contra os nossos prováveis adversários. Nosso objetivo é a busca da nossa classificação, fazer um excelente Sul-Americano, que vai nos dar a vaga para o Mundial”, concluiu Menezes.

O Torneio Conmebol Sul-Americano 2023 será disputado na Colômbia, de 19 de janeiro a 12 de fevereiro, e garante quatro vagas para países da América do Sul na próxima Copa do Mundo FIFA Sub-20, entre maio e junho de 2023, na Indonésia.

 Seleção Masculina de Base - CBF