Problemas com balança e encarada à la Star Wars marcam pesagem do UFC

19/12/2015 00h00 - Atualizado há 4 anos

A balança é o item principal das pesagens do UFC, mas geralmente é apenas um detalhe para os fãs que assistem ao tradicional evento pré-luta. Nesta sexta-feira, em Orlando, porém, o primeiro adversário dos lutadores recebeu reclamações de múltiplos lutadores e roubou as atenções da encarada da luta principal, a disputa do cinturão dos pesos-leves entre o brasileiro Rafael dos Anjos, atual campeão, e o americano Donald Cerrone.

O primeiro a estranhar a balança foi o peso-leve americano Danny Castillo, que olhou incrédulo quando ouviu o representante da comissão atlética anunciar que marcara 71,7kg, quase um quilo acima do limite da categoria. Depois, foi o peso-médio CB Dollaway que não acreditou quando ouviu o anúncio de que estava com 84,8kg. Ele tirou a cueca, se pesou novamente e ficou com 84,1kg, dentro do limite.

O último a se complicar com a balança foi o paulista Charles Oliveira, protagonista da última luta do card preliminar. Após seu oponente, Myles Jury, bater 66,2kg, Do Bronx subiu confiante à balança, e se surpreendeu ao ouvir que havia marcado 68,2kg, dois quilos acima do limite de tolerância para o peso-pena. O brasileiro não entendeu nada, se pesou de novo, questionou os dirigentes, mas acabou se resignando.

Logo após o final da pesagem, Danny Castillo postou nas redes sociais que havia batido o peso, e o diretor de relações públicas do UFC, Dave Sholler, anunciou que ele marcou 70,8kg. Já Charles Do Bronx, por sua vez, ficou com os 68,2kg que foram anunciados no palco, de acordo com a conta oficial do UFC no Twitter. Ele vai ceder 20% da bolsa para o adversário.

A pesagem da luta principal transcorreu sem problemas. Tanto Rafael dos Anjos quanto Donald Cerrone marcaram 70kg na balança, e eles se encararam à certa distância, com guarda baixa. Contudo, travaram um diálogo cheio de provocações, com sorrisos irônicos do Caubói e semblante sério do campeão. Os dois se cumprimentaram antes de falarem no microfone aberto.

- Mal posso esperar. E o novo campeão é o que Bruce (Buffer) vai anunciar (ao final da luta), é tudo o que tenho a dizer - declarou Cerrone.

- Estou feliz de estar aqui, sem lesão, meu corpo está 100%. Estou pronto para mostrar que sou o campeão e estou aqui para ficar - jurou Dos Anjos.

Outra encarada que fez sucesso foi entre Jim Alers e Cole Miller. Os dois pesos-penas puxaram sabres de luz de brinquedo e, inspirados no novo filme da série Star Wars, cruzaram as espadas no alto. Eles ainda fingiram duelar com a força, apontando a mão um para o outro.

O peso-pesado brasileiro Luiz Henrique KLB foi o primeiro a subir à balança no evento. O estreante carioca marcou 112,5kg na sua primeira pesagem, e ficou mais leve que o seu adversário, o francês Francis Ngannou, que marcou 115,2kg. Em seguida, o brasiliense Vicente Luque se pesou pela segunda vez no UFC, e marcou 77,6kg, dentro do limite de tolerância para pesos-meio-médios em lutas que não valem cinturão. Ele reedita a rivalidade de sua equipe, Blackzilians, com a American Top Team, parte central da 21ª temporada do reality show The Ultimate Fighter, e enfrenta Hayder Hassan, que marcou 77,1kg.

Campeão do reality, o nigeriano Kamaru Usman fez a primeira encarada mais intensa da pesagem. Após bater 77,6kg, ele foi para dentro do britânico Leon Edwards, que não recuou. Após o matchmaker Joe Silva dispensá-los, Usman seguiu grudado no adversário, e tentou agarrar seu braço. Houve um princípio de confusão, mas rapidamente foram separados por suas equipes.

Junior Cigano e Alistair Overeem também confirmaram seu duelo pelos pesos-pesados. Ambos ficaram bem abaixo do limite de 120,7kg, e o brasileiro ficou um pouco mais leve (108,4kg) que o holandês (110,2kg). No olho no olho, o catarinense mostrou bastante confiança, e ficou no vácuo ao oferecer a mão para cumprimentar Overeem.

O Canal Combate transmite o UFC: Dos Anjos x Cerrone neste sábado a partir das 18h15 (horário de Brasília) e o Combate.com acompanha tudo em tempo real, com transmissão em vídeo das primeiras duas lutas. Confira os pesos registrados pelos lutadores na pesagem:

CARD PRINCIPAL

Peso-leve (até 70,3kg): Rafael dos Anjos (70kg) x Donald Cerrone (70kg)

Peso-pesado (até 120,7kg)*: Junior Cigano (108,4kg) x Alistair Overeem (110,2kg)

Peso-leve (até 70,8kg)*: Michael Johnson (70,5kg) x Nate Diaz (70,8kg)

Peso-palha (até 52,6kg)*: Randa Markos (52,6kg) x Karolina Kowalkiewicz (51,9kg)

CARD PRELIMINAR

Peso-pena (até 66,2kg)*: Charles do Bronx (68,3kg****) x Myles Jury (66,2kg)

Peso-médio (até 84,4kg)*: CB Dollaway (84,1kg***) x Nate Marquardt (84,4kg)

Peso-galo (até 61,7kg)*: Sarah Kaufman (61,7kg) x Valentina Shevchenko (60,8kg)

Peso-médio (até 84,4kg)*: Josh Samman (84,4kg) x Tamdan McCrory (83,9kg)

Peso-leve (até 70,8kg)*: Nik Lentz (70,8kg) x Danny Castillo (70,8kg**)

Peso-pena (até 66,2kg)*: Cole Miller (66,2kg) x Jim Alers (65,8kg)

Peso-meio-médio (até 77,6kg)*: Kamaru Usman (77,6kg) x Leon Edwards (77,6kg)

Peso-meio-médio (até 77,6kg)*: Hayder Hassan (77,1kg) x Vicente Luque (77,6kg)

Peso-pesado (até 120,7kg)*: Francis Ngannou (115,2kg) x Luiz Henrique KLB (112,5kg)

* Valores acrescidos de 1lb (455g) de tolerância para lutas que não valem o cinturão

** Marcou 71,7kg na primeira tentativa

*** Marcou 84,8kg na primeira tentativa, e tirou a cueca para bater o peso

**** Não bateu o peso e vai ceder 20% da bolsa ao adversário

SporTV Globo