Não matou no horto, morreu em Porto
[caption id=attachment_10034 align=alignleft width=300] Torcedores do Internacional antes da partida entre Internacional RS e Atlético MG válida pela Copa Libertadores da América 2015, no Estádio Beira Rio em Porto Alegre (RS), nesta quarta-feira (13). Vinicius Costa/Futura Press[/caption]
Em um excelente duelo no Beira-Rio, o Internacional derrotou nesta quarta-feira o Atlético-MG na partida de volta das oitavas de final da Copa Libertadores . Com vantagem pelos gols marcados fora de casa no empate por 2 a 2 da ida, o time treinado por Diego Aguirre até tomou sustos, mas jamais ficou atrás no placar na vitória por 3 a 1, com direito a golaços de Valdívia e DAlessandro. Lisandro López fez o outro gol dos donos da casa, enquanto Lucas Pratto descontou para os mineiros.
A vitória leva o Inter às quartas de final da competição continental contra o Santa Fe da Colômbia, que superou o Estudiantes por 3 a 2 no placar agregado. O primeiro confronto entre brasileiros e colombianos será na próxima quarta-feira, dia 20, novamente no Beira-Rio, com a definição do futuro semifinalista marcada para o meio da semana seguinte, fora do Brasil.
O Atlético-MG, mesmo jogado fora dos seus domínios, foi melhor no começo da partida e não se intimidou com o Beira-Rio lotado. Os comandados de Levir Culpi partiram para cima desde o primeiro minuto. O time visitante alternou investidas pela direita com Patric e pela esquerda, mas não exigiu defesas difíceis de Alisson.
Apesar de dar espaços para o adversário atacar, o Inter estava ligado nos contra-ataques, aproveitando-os para ameaçar a zaga dos mineiros quando ela estava mais desprotegida. Em uma das oportunidades criadas, Lisandro López recebeu sozinho, mas demorou para finalizar e mandou à esquerda de Victor para fora.
Em outro lance parecido, Valdívia apareceu nas costas de Patric após lançamento de DAlessandro, teve frieza e encobriu Victor com um leve toque de pé esquerdo. O craque do Campeonato Gaúcho mandou para as redes, abrindo o placar e ampliando a vantagem colorada no placar agregado.
O Atlético-MG não abaixou a cabeça. Com a necessidade da vitória, a equipe visitante continuou apertando os gaúchos. Em uma cobrança de escanteio, Jemerson mandou para o fundo do gol de Alisson, porém o árbitro chileno Julio Bascuñán anulou o mesmo por uma falta discutível sobre Rodrigo Dourado.
A ousadia atleticana custou caro aos 45min, quando DAlessandro arrumou espaço para finalizar do canto direito da área e acertou um belíssimo chute de curva no ângulo oposto, sem chances para Victor.
A equipe de Levir Culpi continuou destemida na etapa complementar e deu um calor nos anfitriões. Aos 13min, Maicosuel arrancou pelo meio e encontrou Lucas Pratto livre dentro da área. O centroavante tirou de Alisson com tranquilidade e deixou os mineiros a um gol da decisão por pênaltis.
O gol serviu para empolgar o time visitante, que chegou perto do empate em três ocasiões em menos de cinco minutos. A primeira delas veio em sequência, com uma finalização de Pratto defendida por Alisson e outra de Luan no travessão, no rebote. O camisa 9 teve nova oportunidade de marcar, mas parou no goleiro adversário em lance parecido.
Dali em diante, Aguirre fechou o Inter com a entrada de Nicolás Freitas e segurou o ímpeto dos mineiros. Bem postado atrás, o clube colorado aproveitou um erro de Dátolo para assegurar a vitória com Lisandro López aos 35min.
Antes e depois do jogo, o Beira-Rio teve seus refletores apagados para que a torcida colorada fizesse a festa. No escuro, os torcedores pegaram seus celulares, ligaram o flash e cantaram no ritmo de Seven Nation Army, da banda The White Stripes, grito famoso em arquibancadas mundo afora. O estádio também teve show de luzes no seu exterior, um espetáculo que engrandeceu a vitória na ótima partida desta quarta-feira.