Melhor do mundo? Ibrahimovic é pior atacante da Inglaterra no momento
Zlatan Ibrahimovic não cansa de dizer que é o melhor jogador de futebol do mundo. Atualmente, porém, o centroavante do Manchester United, que enfrenta o Fernerbahce nesta quinta-feira, às 16h, pela Liga Europa, está bem longe disso. Mais: segundo as estatísticas, ele é o pior atacante da Inglaterra na atual temporada. Desde que chegou ao United, o sueco marcou seis vezes. Não é pouco. O problema são os últimos dez jogos. Desde o clássico contra o Manchester City, em que marcou o gol de honra da derrota para a equipe de Pep Guardiola por 2 a 1, ele balançou as redes só uma vez, contra o fraco Zorya, da Ucrânia, pela Liga Europa.
Por torneios ingleses, incluindo a Premier League e a Copa da Liga Inglesa, são oito jogos sem marcar. É uma das piores fases da carreira do sueco, só rivalizada por sua passagem pela Juventus. Na Itália, entre 2005 e 2006, fez 92 jogos e marcou apenas 26 vezes, uma gol a cada 263 minutos, porém não era o principal homem de área da equipe de Turim. Em Manchester, o número é parecido, com um gol a cada 205 minutos. Como comparação, no PSG ele balançava as redes a cada 96 minutos.
A pontaria explica essa seca. Segundo a Sky Sports, já são 42 finalizações desde seu último gol. Ele é, de longe, o jogador que mais vezes bateu para o gol sem marcar do Campeonato Inglês. O segundo da lista, por exemplo, é o dinamarquês Christian Erikssen, do Tottenham, com 33 chutes desde seu último gol.
A partida do último fim de semana foi assim: contra o Burnley, no empate em 0 a 0 do United, o sueco chutou 12 vezes contra o gol do inglês Tom Heaton. Só quatro bolas foram na direção do gol, todas defendidas pelo arqueiro. Segundo o The Sun, os 12 chutes de Ibra foram o maior número de finalizações por um jogador na mesma partida do Campeonato Inglês nos últimos cinco anos. Diego Costa, do Chelsea, é o artilheiro do Campeonato Inglês com sete gols. Sabe quantos chutes ele precisou para isso? Apenas 27.
Essas estatísticas mostram duas coisas: primeiro, que a idade parece estar alcançando o sueco. Aos 35 anos, Ibra foi titular do Manchester United em 13 dos 16 jogos do Manchester na temporada – sempre atuando os 90 minutos. Ele só não participou de uma partida da equipe na temporada. Segundo, que um esquema de jogo baseado em bolas para o centroavante pode estar por trás da má fase do United do técnico português José Mourinho. Até agora, a equipe é apenas a oitava colocada no Campeonato Inglês – não vence há quatro rodadas.
Com tudo isso, muita gente já questiona se não chegou a hora de colocar o camisa 9 no banco de reservas. O técnico português já fez o mesmo com uma estrela do time, o inglês Rooney. Outro ponto contra Ibra é o rendimento da maior revelação do clube nos últimos anos, Marcus Rashford. Aos 19 anos, ele tem quatro gols na temporada e está sendo usado como atacante de lado de campo. A imprensa inglesa, porém, faz campanha para usá-lo no centro do ataque, posição em que rendeu (muito) bem na temporada passada – antes da chegada de Ibra ao Old Trafford.
Uol