Mayra Aguiar vence cubana e é campeã dos Jogos Pan-americanos

12/08/2019 00h00 - Atualizado há 4 anos
Cb image default
Divulgação

A seleção brasileira de judô conquistou mais três medalhas neste domingo, último dia de competições nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019. Mayra Aguiar foi ouro, enquanto David Moura e Beatriz Souza garantiram o bronze em Videna. Com o fim da participação da modalidade, o Brasil termina a caminhada no Pan com dez medalhas, sendo cinco de ouro, uma de prata e quatro bronzes, ficando em segundo no quadro geral, atrás de Cuba.

Com uma campanha impecável, Mayra Aguiar conquistou o ouro diante da cubana Kaliema Antomarchi. Em um duelo bastante equilibrado, Mayra soube aproveitar as oportunidades e conseguiu um ippon no segundo minuto do golden score. Foi a primeira medalha de ouro em Pan-Americano da gaúcha na carreira e a terceira luta vencida por ippon. Antes da cubana, Mayra venceu a venezuelana Karen Leon na semifinal e a americana Nefeli Papadakis nas quartas de final.

Eu sabia que seria uma luta muito dura porque ela estava numa boa campanha. Acabou indo para o golden score, onde normalmente eu acabo não tendo muita sorte, mas hoje eu estava bem e com bastante vontade de conquistar esse ouro. Percebi que ela estava cansada e resolvi arriscar, acabou dando certo e ganhei a luta, disse Mayra.

O segundo pódio neste domingo foi de Beatriz Souza. A judoca da categoria pesado feminina estreou no Pan com um ippon diante da mexicana Priscila Martinez, em menos de um minuto de luta. Na semifinal, a brasileira forçou duas penalidades na porto-riquenha Melissa Mojica, mas a adversária conseguiu um waza-ari no golden score. Na disputa pelo bronze, Beatriz controlou a luta e garantiu o terceiro lugar com um ippon na nicaraguense Izayana Marenco, a primeira medalha da judoca em Jogos Pan-Americanos.

Acredito que estou no caminho certo, tenho muito a treinar ainda e esse bronze só mostra a minha evolução e que eu tenho muito a ganhar, afirmou Beatriz Souza.

A terceira medalha do dia veio com David Moura. A caminhada do brasileiro começou diante do chileno Francisco Solis, onde venceu com um waza-ari. Diante do cubano Andy Granada, David fez uma grande luta, forçou duas punições ao adversário, mas acabou sofrendo um ippon durante o golden score, definindo sua participação em Lima na disputa do terceiro lugar. Contra o americano Ajax Tadehara, David venceu com ippon e terminou sua caminhada com o bronze.

Resultado muito importante para mim, vim para buscar o ouro obviamente, mas o terceiro lugar também é importante. Agora é arrumar os detalhes, me preparar para o Mundial e bola para frente, garantiu David.

Agora, a seleção brasileira de judô foca sua preparação para o Mundial de Judô, no Japão. Nesta segunda-feira (12), a delegação viaja para Hamamatsu para o período de aclimatação antes da competição, que acontece entre 25 de agosto e 1º de setembro.

Foto Wander Roberto/COB

COB-Comitê Olimpico do Brasil