França e Lima vão à semi em prova com marca mundial em Kazan

04/08/2015 00h00 - Atualizado há 4 anos

Quatro brasileiros se credenciaram para as disputas das semifinais da natação no Mundial de Kazan, na manhã desta terça-feira. Nas eliminatórias dos 50m peito, Felipe Lima avançou com o oitavo tempo no geral e ainda viu, em sua bateria, o sul-africano campeão olímpico Cameron Van Der Burgh igualar o recorde mundial da prova, com 26s62. Já Felipe França, que nadou na série seguinte, passou em quinto lugar. O Brasil ainda terá Leonardo de Deus nas semifinais dos 200m borboleta e Manuella Lyrio nos 200m livre.

“Fiz uma prova boa. Nadei do lado do recordista mundial e acompanhei o Cameron (Van der Burgh). A semifinal vai ser forte. Tenho que acertar todos os detalhes para estar entre os oito amanhã (quarta-feira)”, declarou Felipe Lima.

O brasileiro nadou a eliminatória na raia 3 ao lado de Van Der Burgh, que estava na 4. Inspirado pelo embalo do sul-africano, o brasileiro cravou 27s37, oitava melhor marca no geral, garantindo presença nas semifinais. Na sequência, Felipe França, medalhista de ouro nos 50m peito do Mundial de Xangai, em 2011, caiu na água para completar a prova em 27s10, quinto tempo da manhã.

“Os caras estão rápidos. Agora tenho que me concentrar nos 50 (metros) e tentar tirar o melhor possível na semifinal, para chegar na final e fazer uma prova perfeita . Quero melhorar meu tempo do ano e tentar baixar para os 26 (segundos). Vamos ver na semi, porque os adversários estão fortes, mas a gente treinou para vencer também”, analisou Felipe França.

Nos 200m borboleta masculino, Léo de Deus se classificou para as semifinais ao ser o quinto mais rápido das eliminatórias, com o tempo de 1min55s83. O líder da manhã foi o húngaro Laszlo Che, com 1min53s71.

Já Manuella Lyrio passou raspando e avançou com a última vaga às semis dos 200m livre, com 1min58s68, 16º tempo no geral. Na disputa pelas vagas à final, a brasileira nadará, na mesma série, ao lado da americana Katie Ledecky, a mais rápida da manhã, com 1min55s82, e da húngara Katinka Hosszu, chamada de “Dama de Ferro”, que foi a segunda mais veloz das eliminatórias, com 1min56s32. Larissa Oliveira ficou de fora ao terminar em 17º, com 2min00s35.

As semifinais e finais da natação acontecerão ainda nesta terça-feira, a partir das 11h30 (de Brasília).

http://esportes.terra.com.br/