Fora do Pan por doença cardíaca, atleta se supera e conquista vaga em Paris 2024
Henrique Marques chegou ao índice olímpico no pré-olímpico de Santo Domingo de taekwondo
Aos 19 anos, Henrique Marques chegou perto de um sonho: participar dos jogos Pan-Americanos de Santiago e representar o Brasil no taekwondo. Porém, prestes a embarcar para o Chile, ele descobriu uma arritmia cardíaca. Entre a necessidade de uma cirurgia ou até a possibilidade de uma aposentadoria, Henrique optou por superar o problema.
“A descoberta me desestabilizou emocionalmente, mas não me abalou em muitas coisas. Os médicos, os meus técnicos e todos que trabalham comigo me aliviaram, tiraram a pressão. Eu soube que correria risco de parar de treinar para sempre.”, disse à CNN.
Recuperado, ele voltou aos treinos e, menos de um ano depois da não ida ao Pan, Henrique foi classificado para as Olimpíadas de Paris. Com 20 anos, ele chegou ao índice em disputas no pré-olímpico das Américas, na República Dominicana, nesta quarta-feira (10). “O que resume esse momento é gratidão. É saber que tudo deu certo. Dedico à minha mãe, minha fonte de inspiração. Ela é tudo na minha vida”, completou.
Pelas redes sociais, Marques valorizou o sonho de disputar uma Olimpíada pela primeira vez. “Não sei quando vai cair a ficha de tal feito, ainda sem acreditar que o que era apenas um sonho de infância de um menino que veio da periferia de um bairro humilde, de onde ninguém dava nada, hoje, se tornou realidade!”.
Jairo Nascimento da CNN São Paulo