Feliz após bronze no Pan, Renzo diz: Posso ganhar de qualquer adversário

23/07/2015 00h00 - Atualizado há 4 anos

A medalha de bronze conquistada na prova de sabre nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, parece ter feito bem para autoestima do brasileiro Renzo Agresta. O esgrimista, de 30 anos, considera a conquista do Pan como uma espécie de divisor de águas para a esgrima do Brasil. Com 18 atletas na competição, ele cita ser a melhor geração que o país já teve na modalidade.

– Na minha opinião a delegação que está aqui em Toronto é a melhor e mais forte do país em todos os tempos. Atualmente, o Brasil não tem um número grande de praticantes da modalidade, mas a qualidade técnica dos atletas é muito superior a de outros tempos – revela o esgrimista.

O brasileiro busca evolução técnica na escola italiana. Com a dupla cidadania, Renzo Agresta se divide entre Brasil e Itália desde 2005. Na cidade de Roma, o esgrimista tem a oportunidade de treinar com campeões mundiais e olímpicos.

– Itália é umas das potências do esporte. Eles são os atuais campeões mundiais por equipe no sabre. É muito bom treinar com gente tão boa. Esgrima é um esporte de combate e treinar com atletas de alto nível faz com que eu tenha evolução técnica. Por isso que é tão importante o contato direto com atletas que figuram entre os melhores do mundo – conta Agresta.

Após o bronze conquistado na prova individual, Renzo agora busca uma medalha na disputa por equipes. Nesta quinta-feira, o Brasil enfrenta a Argentina na estreia da prova de sabre. O esgrimista destaca a importância de um bom resultado no Pan, visando as Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016.

– É uma competição que eu sempre tive muito carinho. Tenho a consciência que é um evento que pode trazer resultados positivos para o Brasil, além da importância da visibilidade que traz para a nossa modalidade, pois conta com ampla cobertura da mídia brasileira. Toda vez que consigo subir ao pódio no Pan eu fico feliz e sei que trará frutos positivos. É uma vitrine muito bacana, principalmente visando aos Jogos do Rio.

http://globoesporte.globo.com/