Felipe Wu é ouro na pistola de ar, e Brasil garante mais uma vaga olímpica

12/07/2015 00h00 - Atualizado há 4 anos

Ouro, recorde e vaga olímpica. Felipe Wu fechou o pacote completo na final da pistola de ar de 10m do tiro esportivo nos Jogos Pan-Americanos de Toronto. Com 201,8 pontos, o paulista garantiu o primeiro lugar da disputa, e ainda alcançou o melhor desempenho em finais de Pan nesta categoria. De quebra, ainda garantiu mais uma cota para o Brasil nas Olimpíadas Rio 2016 - por ser sede, a equipe brasileira já tinha nove vagas.

A vitória de Felipe Wu foi apertada: apenas 2,8 pontos de diferença para o americano Jay Shi, somou 199,0 e ficou com a prata. A medalha de bronze foi para Mario Delgado Vinueza. Outro brasileiro na final, Julio Almeida terminou na sétima colocação, com 95,1 pontos.

Apesar do feito, Felipe Wu ainda não está garantindo nos Jogos Olímpicos do ano que vem. Isso porque, no caso do tiro esportivo, as vagas pertencem aos países, que selecionam internamente seus representantes. A Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTP) definirá os representantes na Rio 2016 por índice técnico. Com a conquista de Wu, o Brasil soma até o momento 10 cotas olímpicas: para os eventos masculino de carabina deitado, pistola de tiro rápido, pistola de ar (2), fossa e skeet; para eventos femininos, carabina de ar, pistola 25m, fossa e skeet.

http://globoesporte.globo.com