Faltando 5 rodadas, Corinthians ainda joga por seis recordes no Brasileirão
O Corinthians tem mais cinco rodadas para completar sua tarefa e assegurar matematicamente o título do Brasileirão 2015. Além de garantir a conquista da taça, os jogos que restam podem transformar a equipe na maior campeã da competição desde que o sistema de pontos corridos foi implantado. O time tem a chance de estabelecer ou igualar seis recordes nessa reta final de torneio.
1) Aproveitamento
O Cruzeiro, na primeira edição do Brasileirão com o novo formato, em 2003, chegou ao final da competição conquistando 72,5% dos pontos disputados. Essa marca nunca foi superada. O Corinthians tem, no momento, 73,7%. Restando 15 pontos a serem disputados, o time precisa somar mais dez para se manter acima da equipe mineira. Ou seja, necessita de mais três vitórias e um empate, podendo até mesmo descartar uma partida das que tem a realizar. Não há como superar o total de pontos ganhos. Mesmo que vença os cinco confrontos que tem por fazer, o Corinthians atingiria 88. O Cruzeiro somou 100. Em 2003, o torneio foi disputado com 24 times. O time mineiro realizou 46 partidas, o que possibilitava a soma de até 138 pontos. Atualmente, com 20 equipes, cada clube disputa 38 jogos por temporada, estabelecendo um limite de 114.
2) Saldo de gols
O Corinthians marcou 36 tentos a mais do que sofreu no Brasileirão 2015. Ainda tem chance de superar o Cruzeiro de 2003, que terminou a temporada com saldo de 55. A tarefa, no entanto, é difícil. O time teria que produzir um saldo positivo médio de quatro gols por jogo em cada uma das partidas que tem por realizar até o final da temporada. Apesar de ter o melhor ataque e a defesa no torneio atual, em nenhuma das 33 rodadas disputadas a equipe conseguiu vencer com diferença tão grande. Se forem considerados apenas os torneios com 20 clubes, o que aconteceu a partir de 2006, a missão corintiana é mais simples de ser concretizada. O rival a ser batido novamente é o Cruzeiro, mas o de 2013, que terminou o ano campeão com saldo de gols de 40. Nesse caso, bastaria o Corinthians vencer as cinco partidas que restam pelo placar mínimo para ultrapassar essa marca.
3) Ataque mais positivo
O Cruzeiro de 2013 também é o rival corintiano quando se fala em recorde de melhor ataque entre os torneios a partir de 2006, quando cada time passou a disputar 38 jogos por temporada. Os mineiros completaram o ano balançando a rede dos adversários 77 vezes. Após 33 rodadas, o Corinthians tem 61. Para superar os mineiros, precisa fazer 17 em cinco partidas, média de 3,4 por jogo, muito superior ao índice de 1,85 que apresenta até agora. Na média, o ataque mais produtivo de todos os tempos é o do Santos, que marcou 103 vezes em 2004, índice de 2,24 gols/confronto contra 2,03 do Cruzeiro de 2013. Para superar esse índice, o Corinthians precisaria golear em todas as partidas que restam.
4) Maior número de vitórias
Com 22 vitórias, o Corinthians precisa de mais três para superar o Cruzeiro de 2014, que com 24 sucessos detém o maior número de sucessos no Brasileirão desde 2006, com a competição sendo disputada em 38 rodadas. Se forem levadas em consideração todas as edições, as 24 vitórias de 2014 significam que o time conseguiu esse resultado em 63,2% de seus jogos. Nesse caso, o recorde passa a ser de 2003, do mesmo Cruzeiro, que ganhou 31 partidas em 46 disputadas, índice de sucesso de 67,4%. O Corinthians, com 22 vitórias em 33 partidas apresenta índice de 66,7% e também pode superar essa marca histórica. Mas, para isso, em vez de ganhar mais três partidas, precisa de quatro sucessos nos cinco jogos que lhe restam. Assim, superaria o Cruzeiro duplamente, o de 2014 e o de 2003.
5) Menor número de derrotas
Não há como superar essa marca, pertencente ao São Paulo de 2006. Porém, o Corinthians pode igualar o número. O tricolor sofreu durante temporada, que teve 38 partidas, quatro derrotas. Até agora, após 33 rodadas, os corintianos perderam quatro vezes. Para igualarem a performance, não podem mais perder nas cinco jornadas que restam. O time vai enfrentar Coritiba (casa), Vasco (fora), São Paulo (casa), Sport (fora) e Avaí (casa).
6) Melhor campanha caseira
O recorde de melhor campanha caseira (levando-se em consideração o aproveitamento e os critérios de desempate quando há necessidade) está em mãos do Corinthians de 2010. Naquele ano, o time venceu 15 partidas, empatou duas e perdeu duas. Somou 47 pontos ao final de 38 rodadas. No Brasileirão 2015, o Corinthians já soma 43 pontos, com 14 vitórias, um empate e somente uma derrota. E ainda tem mais três partidas para disputar em casa. Precisa de uma vitória e dois empates nos jogos restantes para superar a marca. Contudo, tem um rival na temporada atual quando se trata desse recorde. O Santos de Dorival Júnior já somou 44 pontos em casa. Fez, no entanto, um jogo a mais em seus domínios que o Corinthians. Ganhou 14 partidas, empatou duas e também perdeu apenas em uma oportunidade.
Fonte: UOL esportes