Espanha demite técnico a dois dias da estreia na Copa
Anúncio de que Lopetegui assinou com Real Madrid irritou federação
O presidente da Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, anunciou na manhã desta quarta-feira a demissão do treinador Julen Lopetegui.
Nos vimos forçados a dispensar o técnico da seleção, diz Luis Rubiales, presidente da federação espanhola.
Rubiales já havia sugerido a saída do técnico logo após o anúncio feito pelo Real Madrid, nesta terça, de que Lopetegui assumiria o clube merengue após o fim do Mundial.
Soube do anúncio do Real Madrid cinco minutos antes, disse Rubiales.
Acontece que o treinador de 51 anos havia assinado, há pouco menos de um mês, contrato até 2020 com a seleção espanhola, ano da Eurocopa, e não comunicou em nenhum momento aos dirigentes espanhóis que estava negociando com o clube, que conquistou recentemente o tricampeonato consecutivo da Champions.
REPETIÇÃO
A poucos dias da Eurocopa de 1980, na Itália, o húngaro Ladislao Kubala, que treinava a seleção espanhola, pediu demissão do cargo para assumir um clube. Daquela vez, o Barcelona.
CRISE
[caption id=attachment_38263 align=alignleft width=300] © Getty Images[/caption]
A Federação Espanhola vive mais um crise. Recentemente, Angel Villar, ex-presidente da entidade, passou um período preso por corrupção. Rubiales acabou por assumir o cargo logo após o escândalo.
A Federação Espanhola de Futebol (RFEF) anunciou que Fernando Hierro é o novo treinador da seleção. Ele assume o cargo a dois dias do início da Copa do Mundo da Rússia.
O ex-zagueiro atuava como diretor da federação e agora assume a vaga de Julen Lopetegui, demitido nesta manhã após acertar com o Real Madrid e criar um clima nebuloso nos bastidores da Fúria. Hierro, que vestiu a camisa do Real Madrid enquanto jogador, comandará seu primeiro treinamento nesta tarde e estreia no comando da seleção espanhola contra Portugal, na sexta-feira (15), pelo Grupo B.
Imagem principal © REUTERS/Susana Vera