Entidades denunciam Fifa por inchaço no calendário de jogos na Europa
Órgão que controla o futebol mundial foi denunciada junto à Comissão Europeia pela FIFPRO
A Federação Internacional de Futebolistas Profissionais (FIFPRO) e as Ligas Europeias denunciaram a Fifa, nesta terça-feira (23), à Comissão Europeia por uma suposta “imposição unilateral” do calendário de jogos das principais ligas do Velho Continente. As entidades representam mais de mil clubes em 33 diferentes países.
Por meio de nota conjunta, as entidades alegam que o atual calendário de jogos provoca um grande desgaste nos atletas.
“O calendário internacional de jogos se encontra atualmente sobrecarregado e é insustentável para as ligas nacionais e para a saúde dos jogadores. As decisões adotadas pela Fifa favorecem suas próprias competições e aos seus interesses comerciais”, dispararam.
Na denúncia feita à Comissão Europeia, a FIFPRO e as Ligas Europeias completaram que a Fifa “se negou sistematicamente a incluir as ligas nacionais e os sindicatos de jogadores no processo de tomada de decisões”.
No mês passado, em junho, os sindicatos de jogadores da França, Itália e Inglaterra acionaram a Fifa judicialmente, por meio do Tribunal Comercial de Bruxelas, e se uniram à LaLiga, da Espanha.
Os órgãos reclamam que o inchaço no calendário “viola o Direito de Competições da União Europeia” e configura em um “abuso de posição de domínio”. Por fim, a FIFPRO e as Ligas Europeias se colocaram à disposição da Comissão Europeia para colaborar com as investigações contra a Fifa.
“As Ligas Europeias e a FIFPRO informaram a Comissão Europeia da decisão e colaborarão fielmente com a Comissão, com as instituições públicas correspondentes e com as partes interessadas no decorrer do procedimento de investigação”, disseram no trecho final da nota conjunta.
Leonardo Gimenez da Itatiaia