Dupla Gre-Nal embala e faz história ao dividir liderança do Brasileirão
O domingo já não era mais iluminado quando os últimos jogos da quarta rodada do Campeonato Brasileiro terminaram. É apenas a arrancada da competição, poucos pontos disputados. Isso é unânime nos discursos de lados tão diferentes. Mas Grêmio e Inter dividem a maior pontuação do Brasileirão, em fato inédito na era dos pontos corridos conforme levantamento do GloboEsporte.com. O Tricolor é o primeiro pelo saldo de gols, seis contra três dos colorados. Mostram que é possível chegar ao objetivo - gol, consequente vitória e pontos conquistas - de maneiras antagônicas. E antecipam o clima de Gre-Nal, a ser disputado em pouco mais de um mês, dia 3 de julho, no Beira-Rio.
Desde 2003, na fórmula de pontos corridos, Grêmio e Inter disputaram uma liderança e dividiram o posto na pontuação. É até raro que a Dupla Gre-Nal figure ao mesmo momento no G-4 da competição, na briga por Libertadores - se buscar na memória, os dois só estiveram na briga continental no ano posterior às conquistas do Inter, em 2007 e 2011. O mais próximo da briga simultânea ocorreu em 2006, quando os dois times brigaram pela vice-liderança entre as rodadas 24 e 30. Em 2014, o Colorado foi líder na rodada de número 5 e o Grêmio esteve em segundo na data seguinte.
- Nossa motivação é independente de qualquer adversário. Mas para o futebol gaúcho é muito bom ter as duas equipes na liderança. Daqui a cinco rodadas vai haver outra projeção e vai acontecer assim até o fim do campeonato - comentou Roger, na Arena.
- Esta equipe ainda pode render mais. É apenas a quarta rodada. Há muita água para rolar. É um campeonato difícil, mas é importante arrancar bem. Dá convicção - retrucou Argel, em Santos.
Apesar de uma certa pressão antes da competição, o trabalho do técnico Roger Machado foi mantido depois das três eliminações no primeiro semestre. O comandante inclusive fez menção a esta situação após a vitória por 2 a 0 sobre o Coritiba. A sequência do treinador no comando dá a chance de o Grêmio ter um estilo de jogo bem determinado e treinado. Gosta de ter a posse de bola, procura progredir com toques curtos e chegar ao gol adversário com paciência. Tudo isso só pode ser bem ajustado e evoluir com o tempo. Pavimenta, assim, o melhor início de Brasileirão do Grêmio na história dos pontos corridos.
Apesar de ainda não impor um futebol vistoso, Argel conseguiu se consolidar. Em nove meses de clube, conquistou o Gauchão e tem os números a seu favor. Superou a sequência de Diego Aguirre ao alcançar o 17º jogo sem perder e acabou derrotado em apenas uma oportunidade. Além disso, mesmo com um grupo sem estrelas, fechou o vestiário e incutiu na cabeça dos comandados o espírito que deseja ver em campo.