Dança dos técnicos: quem balança, quem está firme

20/06/2015 00h00 - Atualizado há 4 anos

Depois de apenas 7 rodadas disputadas, o Campeonato Brasileiro da Série A já registrou a marca de 7 técnicos demitidos. Nomes consagrados como Luiz Felipe Scolari e até o atual bicampeão Marcelo Oliveira não resistiram ao início do torneio e saíram de Grêmio e Cruzeiro, respectivamente.

Como a cultura do futebol brasileiro é pautada pelo imediatismo dos resultados, novas trocas podem acontecer a qualquer momento, e alguns técnicos aparecem na corda bamba com chances de aumentar alista de desempregados nos próximos dias.

[caption id=attachment_10819 align=alignleft width=300] Marcelo Fernandes tem 14 jogos à frente do Santos[/caption]

No Santos, que já não vence há mais de um mês, Marcelo Fernandes não tem o cargo seguro. Na última semana, a diretoria até chegou a cogitar o retorno de Oswaldo de Oliveira, mas uma reunião no Conselho Gestor vetou a possibilidade e manteve treinador que conduziu o Peixe ao título do Paulistão no primeiro semestre. O clássico contra o Corinthians neste sábado pode ser decisivo para o futuro.

Outro que também vive situação delicada é Doriva, técnico do Vasco. A equipe ainda não venceu na competição e ocupa a vice-lanterna, com apenas 3 pontos. No início do torneio, o comandante campeão carioca recebeu um convite para assumir o Grêmio, mas preferiu manter o contrato no Gigante da Colina. Apesar do prestígio com o presidente Eurico Miranda, a sequência ruim de resultados pode deixar a situação insustentável.

Das equipes que ocupam a zona de rebaixamento no momento, apenas Santos e Vasco seguem com os mesmos técnicos. O Joinville já demitiu Hemerson Maria e trouxe Adilson Batista. Já o Coritiba dispensou Marquinhos Santos e contratou Ney Franco.

O Figueirense ocupa o meio da tabela, mas Argel Fucks, prestigiado pela boa campanha com o clube no ano passado, ainda não corre risco. O Goiás, de Hélio dos Anjos, também ainda não embalou, mas nem por isso pensa em mudar o comando.

Por outro lado, alguns nomes estão firmes no cargo. Eduardo Baptista, do Sport, é o técnico com mais longevidade entre os clubes da Série A e surpreende com o Leão na 3ª posição na tabela. Guto Ferreira é outro que faz grande trabalho na Ponte Preta, atualmente 5ª colocada.

Apesar dos problemas financeiros, Tite é outro que não sofre ameaças no Corinthians. Já no Inter, mesmo ainda sem embalar na competição, Diego Aguirre está com moral depois de conduzir o clube às semifinais da Libertadores.

Entre as equipes que trocaram de técnico, o grande destaque é o Cruzeiro. Após demitir Marcelo Oliveira para trazer Vanderlei Luxemburgo, o time mineiro venceu 3 partidas consecutivas.

esporte.band.uol.com.br