Cristiano Ronaldo faz história em vitória do Real Madrid na Liga dos Campeões
Cristiano Ronaldo é o primeiro jogador de futebol na história a marcar gol em todos os jogos da fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa. Nesta quarta-feira, o português também igualou Lionel Messi com 60 gols anotados apenas na primeira fase da maior competição de clubes do mundo. Tudo isso aconteceu durante a vitória por 3 a 2 do Real Madrid em cima do Borussia Dortmund no Santiago Bernabéu, pela última rodada do Grupo H.
Com o resultado conquistado diante de seu torcedor, os madrilenhos chegam a 13 pontos e avançam às oitavas de final em segundo lugar, atrás do Tottenham, que nessa quarta também entrou em campo e atropelou o Apoel na Inglaterra por 3 a 0 (gols de Llorente, Son Heung-Min e G. N’Koudou). Assim, os ingleses ficaram com a ponta da chave ao somar 16 pontos. O Borussia Dortmund, mesmo com o revés, vai à Liga Europa. Os alemães se despediram da Liga dos Campeões em terceiro lugar, com os mesmos dois pontos do Apoel, mas levaram vantagem em função do saldo de gols melhor.
O jogo
Sem muito com o que se preocupar, já que o Real Madrid entrou em campo com sua situação definida no Grupo H, Zinedine Zidane resolveu dar descanso a Benzema, Marcelo e Modric. Mesmo assim, os donos da casa começaram avassaladores para cima dos alemães.
Logo aos dois minutos, Cristiano Ronaldo mostrou que estava afim de jogo e estou o arqueiro rival. Pouco depois, o atacante fez bela jogada individual e serviu Isco, que não dominou, mas viu a bola sobrar para Mayoral. A novidade de Zidane não perdoou e mandou para as redes.
E quando o Borussia Dortmund ainda assimilava o golpe, Cristiano Ronaldo foi brilhante. Na entrada da área, pela ponta esquerda, o camisa 7 limpou para o pé direito e bateu no ângulo oposto, sem chance para o goleiro, que só assistiu a bola entrar na gaveta. Golaço. Gol de recorde. Gol do único atleta a marcar em todos os jogos de uma fase de grupos da Liga dos Campeões.
Só a partir dos 20 minutos que os visitantes conseguiram sair do abafa madrilenho. Mesmo sendo amplamente dominado, antes do intervalo o Borussia conseguiu um gol com Aubameyang, de cabeça, depois de roubada de bola surpreendente e cruzamento de Schmelzer.
E quem pensava que o jogo já estava definido se enganou. Com três minutos da etapa final, Aubameyang colocou fogo no confronto. Kagawa serviu, de letra, e o africano, depois de bater em cima de Navas, teve calma para tocar por cobertura no rebote e sair para o abraço.
O empate fez com que o Real Madrid voltasse a se esforçar em campo. O duelo ficou naquele conhecido lá e cá, mais aberto, com possibilidade para os dois times, até que Lucas Vázquez sacramentasse da vitória do time espanhol com um chute de fora da área, aproveitando bate e rebote e a má posição do goleiro Bürki, que ficou indeciso no lance.
Super Esportes
Foto: Javier Soriano / AFP