Corinthians se assusta com preços e falta de opções para reforçar o ataque

17/07/2015 00h00 - Atualizado há 4 anos

O fracasso nas negociações com o River Plate para contratar Teo Gutiérrez ainda é lamentado no Corinthians. Depois de a proposta ter sido recusada, a diretoria do Timão foi obrigada a voltar ao mercado de transferências e encontrar uma dura realidade: o pequeno número de atacantes disponíveis com altos valores pedidos por clubes e representantes.

O jogador de peso que o técnico Tite pediu para suprir as saídas de Emerson e Guerrero ainda está longe do CT Joaquim Grava. A direção alega que as opções são escassas dentro e fora do país. Quando o nome desperta interesse, os custos da transação extrapolam qualquer limite financeiro que o clube tenta estipular em um momento de crise econômica.

A cúpula do futebol quer todo cuidado possível para contratar. Sem muito dinheiro para investir, o Corinthians considera que não pode errar. Ou seja, não pode gastar com quem chegaria como uma incógnita. Por isso, todos os nomes passam pelo crivo do presidente Roberto de Andrade, do ex-presidente Andrés Sanchez, do gerente Edu Gaspar, do diretor adjunto de futebol Eduardo Ferreira, além do técnico Tite e de auxiliares da comissão técnica.

Os altos custos das negociações contrastam com o momento vivido pelo Corinthians. Desde que assumiu o poder, em fevereiro, Roberto de Andrade prega fazer economia em todas as áreas. O Timão deve mais de cinco meses de direitos de imagem a parte do elenco (Ralf, Elias, Danilo e Renato Augusto) e não tem dinheiro para investir pesado em reforços.

A ideia continua sendo a mesma do plano elaborado para contratar Teo Gutiérrez: o parcelamento. No início de 2016, o clube colocará nos cofres cerca de R$ 160 milhões pelos direitos de transmissão da televisão e aposta em um respiro financeiro. Como mais nenhuma venda de jogador deve se concretizar, o clube passou a cobrar o Boca Juniors na Fifa para receber parte do dinheiro referente à venda do meia Lodeiro para o clube argentino.

A janela para chegada de jogadores oriundos do futebol internacional fecha no dia 21 de julho. Para contratar “gringos” depois desta data, o Timão vai precisar que os atletas tenham rescindido seus contratos até a próxima terça-feira. Ou então, terá de recorrer a peças que disputam outras divisões, como a Série B, e a atletas que ainda não completaram sete partidas no Brasileirão.

Apesar do desejo de contratar mais um meia, a prioridade continua sendo o ataque. Tite sonha com um centroavante e um atacante de velocidade. Sem Teo Gutiérrez, o Timão consultou o brasileiro Jonathas, autor de 14 gols no último Campeonato Espanhol atuando pelo Elche. Valorizado pelo bom desempenho na temporada, o jogador dá prioridade para continuar no futebol europeu. Com isso, o clube promoveu o novato Gabriel Vasconcelos.

http://globoesporte.globo.com/