COPA MUNDO: Capital recebe destaques do futsal

23/08/2022 10h15 - Atualizado há 2 anos

Competição que começou nesta segunda-feira e segue até sábado reuniu destaques nacionais e 5 clubes de outros países

Cb image default
De preto, Taboão Magnus, de SP, enfrentou a equipe Juventas, da Colômbia, em seu primeiro jogo, marcado pela homenagem a atleta - GERSON OLIVEIRA

JUDSON MARINHO

A quadra do Ginásio Guanandizão está repleta de grandes equipes do futsal mundial. Isso porque começou ontem (22), em Campo Grande, a primeira edição da Copa Mundo de Futsal Feminino, que reúne equipes tradicionais do Brasil contra cinco clubes convidados de outros países.

Entre os destaques brasileiros, os times Stein Cascavel (PR) e Taboão Magnus (SP), que disputam a Liga Nacional de Futsal, estão presentes nesta semana em Campo Grande.

O Stein Cascavel é o atual campeão da Copa do Brasil e da Taça Brasil de Futsal Feminino. A equipe Paranaense já esteve na capital sul-mato-grossense durante a competição da Taça Brasil. Na final disputada no Guanandizão, o Stein venceu a Serc/UCDB por 3 a 0.

Atualmente, o Stein está disputando a Copa do Brasil de Futsal, em busca do bicampeonato, e enfrentará nas semifinais da competição mais uma equipe da Capital, o Operário/Douradina.

Já o Taboão Magnus tem uma grande tradição no futsal feminino mundial, sendo eleita a melhor equipe do mundo em 2019, top 3 do mundo em 2021 e top 5 no ano de 2020.

O clube paulista é tetracampeão estadual e bicampeão da Copa do Brasil em 2019 e 2020.Além de ter vencido neste ano a Copa Libertadores da América de Futsal.

COMPETIÇÃO

O seis primeiros jogos da rodada de abertura iniciaram-se às 10h desta segunda-feira (22). Os duelos seguem durante toda a semana e se encerram no sábado (27).

Mato Grosso do Sul é representado pela Serc/UCDB e, além do Stein Cascavel e do Taboão da Serra, o Brasil também tem o Adef (DF), Pato Futsal (PR), Faculdade Sogipa (RS) e Unochapecó (SC).

Já as equipes internacionais que estarão em Campo Grande neste mês são Pinocho, da Argentina; Juventas e Atlas City, da Colômbia; NY Ecuador, dos Estados Unidos; e Normanochka, da Rússia.

Segundo Anderson Andrade, diretor-executivo (CEO) do Mundo Futsal, a estrutura do Guanandizão e o apoio do setor público foram decisivos para a escolha da Capital como sede do torneio.

“Prezamos pela excelência em todos os aspectos, e escolhemos a cidade de Campo Grande porque as equipes daqui vêm crescendo no feminino. A Copa Mundo de Futsal também é uma das competições mais importantes a nível mundial”, afirmou.

A Copa Mundo de Futsal é organizada pela empresa Mundo Futsal, em parceria com a Fundação Municipal de Esporte (Funesp), a Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte) e a Federação de Futebol de Salão de Mato Grosso do Sul (FFSMS).

DISPUTA

Na primeira fase da Copa Mundo de Futsal, as equipes estão divididas em três grupos de quatro equipes, a anfitriã do torneio está no Grupo A e enfrentará nesta fase as equipes Normanochka, Pinocho e Faculdade Sogipa.

Os demais grupos são: Grupo B, com Taboão da Serra, Juventas, Adef e Pato Futsal; e Grupo C, com Stein Cascavel, Unochapecó, Atlas City e NY Ecuador.

De acordo com o regulamento, os dois primeiros colocados de cada grupo, além dos dois melhores terceiros no geral, classificam-se para as quartas de final. Na fase de grupos, cada equipe disputará três jogos até esta quarta-feira (24).

A equipe sede do torneio, a Copagaz/Serc/UCDB de Campo Grande, joga todas as suas partidas na fase de grupos a partir das 20h, no Ginásio Guanandizão. Todas as partidas serão transmitidas ao vivo pelos canais oficiais do Mundo do Futsal.

SAIBA

A empresa organizadora Mundo Futsal já trouxe para Mato Grosso do Sul outra competição da modalidade disputada no masculino. No dia 24 de abril, o município de Dourados sediou a etapa nacional da Copa Mundo do Futsal Sub-21.

Nesta competição, Mato Grosso do Sul foi representado pelo Juventude AG, de Dourados, que foi eliminado ainda na etapa da fase de grupos. Os jogos acontecerão no ginásio do Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran), com o torneio se encerrando no dia 1º de maio. 

CORREIO DO ESTADO