Comissão de Arbitragem inicia 2ª turma do Curso de Capacitação do VAR 2019

28/03/2019 00h00 - Atualizado há 4 anos
Cb image default
Divulgação

A segunda turma do Curso de Capacitação para Árbitros Assistentes de Vídeo, Operadores e Instrutores do ano de 2019 iniciou as atividades de imersão na tarde desta quarta-feira (27). No Eco Resort Oscar Inn, em Águas de Lindóia (SP), 32 árbitros e assistentes, além de 24 instrutores, começaram os trabalhos na sala de aula. Formado em sua maioria por participantes que nunca tiveram contato com o VAR, o grupo recebeu um material com todo o protocolo da ferramenta, passa por avaliações escritas e acompanha slides e vídeos.

A vontade de aprender é grande. Isto fica evidenciado durante as atividades teóricas, quando os participantes pedem a palavra e elucidam dúvidas com os instrutores. A programação prevê uma rotina pesada, com atividades em três e até quatro turnos em alguns dias. O assistente mineiro Sidmar Meurer, um dos novatos com o árbitro de vídeo, ressalta a grande oportunidade em participar do que considera um momento histórico.    

– Este está sendo o meu primeiro contato com o VAR. Mas temos acompanhado o esforço que a CBF, através da Comissão de Arbitragem, tem feito para instituir esta tecnologia no nosso futebol. E o sentimento que fica é de privilégio por poder acompanhar, fazer o curso, ter este contato mais de perto com a tecnologia. Espero que nestes dias possamos viver intensamente a tecnologia para aprender a ter o auxílio da ferramenta – destacou.

A falta de contato não causa problema para os árbitros participantes. O que poderia ser um medo por conta da novidade é transformado em motivação. O gerente de projetos da CBF, Gustavo Barbosa, faz um balanço sobre o momento da ferramenta no Brasil e dá o seu parecer sobre a turma atual. 

– O VAR tornou-se um projeto grandioso no Brasil, mais de 400 jogos, contando Brasileirão e Copa do Brasil. Temos uma grande estrutura, condizente com o crescimento do VAR no mundo inteiro. Vai ser uma semana muito intensa, de muito conteúdo, e vai exigir muito foco. Um ponto importante é atenção aos detalhes, porque isso vai fazer a diferença. E vejo nos rostos de todos os participantes muita motivação – afirmou. 

Esta etapa do curso conta com a supervisão de um representante da FIFA, o ex-árbitro paraguaio Henrique Cáceres. As atividades seguem nesta quinta-feira (28) com mais um dia de trabalhos teóricos. A programação prevê que os árbitros e assistentes desçam para o gramado e atuem na sala de operação do árbitro de vídeo (VOR) na sexta (29). 

 Assessoria CBF

Confederação Brasileira de Futebol