Clubes votarão aumento do número de estrangeiros em jogos do Brasileirão

22/02/2024 04h22 - Atualizado há 9 mêses

No ano passado, uma mudança na regra permitiu que as equipes pudessem relacionar até sete jogadores de outras nacionalidades para as partidas

Cb image default

O uruguaio Arrascaeta defende o Flamengo desde janeiro de 2019

THIAGO RIBEIRO/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

Os 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro vão se reunir, nos próximos dias, para discutir o aumento do limite no número de estrangeiros no futebol nacional. Atualmente, os times podem relacionar até sete atletas de outras nacionalidades para as partidas.

Segundo apurou a Itatiaia, na próxima votação do Conselho Técnico da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, será proposto que os clubes possam relacionar nove estrangeiros para os jogos.

A tendência é que a reunião seja feita entre o fim de fevereiro e o início de março, já que a votação deve ser feita 45 dias antes do início do Brasileirão. A Série A será disputada entre os dias 14 de abril e 8 de dezembro.

Se a medida for aprovada, o Brasil se tornaria o país com a maior aceitação de estrangeiros nas ligas da América do Sul. Vale ressaltar que, em fevereiro do ano passado, os clubes da Série A aprovaram a mudança da regra de cinco para sete jogadores de fora.

Na América do Sul, o Equador é o país que mais aceita estrangeiros, com oito atletas. No futebol argentino, o limite é de seis jogadores, sendo que cinco podem ser relacionados para os confrontos.

No México, nove estrangeiros podem integrar os elencos do país, enquanto, nos Estados Unidos, não há limites para o número de jogadores de outras nacionalidades.

Leonardo Gimenez e Wellington Campos da Itatiaia