Ceará engata sequência no Brasileirão Assaí e entra na briga por vaga na Libertadores

26/01/2021 09h47 - Atualizado há 3 anos

Alvinegro chegou aos 45 pontos, estimativa para garantir permanência na Série A e entrou de vez na disputa pela vaga na Conmebol Libertadores.

Cb image default
Créditos: Kely Pereira/AGIF

Durante anos, muitos matemáticos estimaram os 45 pontos como a meta para os clubes que buscam manter a permanência no Brasileirão Assaí. Depois de alcançar a marca, o Ceará almeja voos mais altos. Com a vitória por 2 a 1 sobre o Palmeiras, no último domingo (24), o Vozão passou a mirar a disputa de competições internacionais em 2021: a Copa Sul-Americana ou até mesmo da Libertadores da América.

Após o triunfo sobre o Palmeiras, o técnico Guto Ferreira, que comanda o Ceará desde o início do Brasileirão, já apontou que a vaga na Sul-Americana passou a ser o próximo grande objetivo do clube.

"É uma vitória que nos garante na Série A de 2021. Ganhar sempre é importante e o mais importante foi conseguirmos a pontuação para a manutenção. Vamos lutar até o último jogo por coisas maiores. Agora o próximo é a Sul-Americana", declarou o treinador após o jogo no Castelão.

A temporada de 2020 já tem sido histórica para o Ceará. No meio do ano passado, o Vozão, já sob a batuta de Guto Ferreira, conquistou a Copa do Nordeste. O clube agora se aproxima de sua melhor campanha na história do Brasileirão. A melhor marcar do clube desde que a competição passou a ter esse formato foi em 2010. Na ocasião, o Ceará chegou até mesmo a ocupar a vice-liderança do campeonato, mas terminou o torneio com 47 pontos e com uma vaga na Copa Sul-Americana da temporada seguinte. Com uma vitória nos seis jogos restantes, o Alvinegro já deixa para trás e estabelece um novo recorde próprio.

Cada vez mais, uma nova participação na Copa Sul-Americana fica mais perto de se transformar em realidade. E o sonho de disputar a Libertadores não parece tão distante assim. Com seis vagas disponíveis no Brasileirão, o Vozão pode contar com a colaboração dos próprios concorrentes para ir à Libertadores. Caso os campeões do torneio continental e da Copa do Brasil terminem entre os seis primeiros do Brasileirão, o G-6 se transformará em G-8, abrindo mais possibilidades de classificação para o clube cearense.

Guto Ferreira comemorou a tranquilidade pela permanência virtual na Série A e pediu "ousadia" para buscar a participação em um torneio internacional na próxima temporada.

"Agora posso ser ousado, arriscar mais, ir atrás do lucro. Para se chegar lá em cima é preciso ser ousado. O mais importante é classificar para uma competição internacional", garantiu.

Confederação Brasileira de Futebol