CBF realiza Programa de Assistência da FIFA com árbitros jovens
Selecionados pela Comissão de Arbitragem serão treinados pelo instrutor da FIFA Darío Ubríaco
A Comissão de Arbitragem da CBF iniciou, na segunda-feira (6), o curso FIFA-RAP (Programa de Assistência ao Árbitro) para jovens talentos. Os 70 árbitros e assistentes escolhidos pela Comissão foram divididos em duas turmas com 35 profissionais em cada. As aulas da primeira turma começaram na segunda com a apresentação do curso e avaliação teórica com uso de vídeos. A programação vai até sexta-feira (10) e prevê treinos no campo pela manhã e aulas à tarde.
Os profissionais da arbitragem foram a campo pela primeira vez nesta terça-feira (7), no Clube da Aeronáutica, e realizaram testes físicos que visaram medir sua resistência aeróbica e simular situações reais de jogo.
Foram selecionados árbitros e assistentes das 27 federações estaduais com base em seu potencial para apitar na Série A do Campeonato Brasileiro e integrar o quadro da FIFA no futuro. A primeira turma do Programa de Assistência ao Árbitro será liderada por Darío Ubríaco, ex-árbitro uruguaio e instrutor da FIFA. A vinda de Ubríaco tem por objetivo apresentar uma outra visão de arbitragem, além de atualizar e reforçar conceitos.
O ex-árbitro falou da oportunidade de comandar as aulas e projetou uma evolução dos árbitros brasileiros selecionados após o curso FIFA-RAP.
"Tenho que parabenizar a CBF por trazer este curso para jovens da arbitragem. Os primeiros dias são de muito trabalho, e o mais importante é tentar recriar situações do jogo, para que eles possam treinar e tomar as melhores decisões no campo. Além disso, tem a parte teórica em aula para capacitá-los e buscar o melhor de cada um", afirmou Ubríaco.
A segunda turma acontecerá a partir do sábado (11) e se estende até a quarta-feira (15). Enrique Osses, ex-árbitro chileno e atual gestor técnico do VAR para a Federação Mexicana de Futebol, será o responsável por conduzir o curso aos árbitros.
O evento é um desejo antigo do presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Seneme, que agradeceu a vinda de Darío Ubríaco e comentou a importância da realização do curso para a arbitragem jovem brasileira.
"Acho que o primeiro dia superou as expectativas. São árbitros de vários estados e federações, ou seja, uma pluralidade de futebol de cada região. Eles demonstraram um bom potencial físico e se adaptaram rápido aos exercícios, que envolvem parte física e tomada de decisão, com um bom índice de acerto", comemorou.
"A gente tem falado para eles que o futebol não espera, o futebol precisa de árbitros para hoje. O árbitro, apesar de ser jovem, tem que mentalizar que o futuro dele é bem próximo. Então ele tem que estar pronto para grandes oportunidades o mais rápido possível. Quem estiver preparado, com mais força mental, aproveitando essas oportunidades, com certeza sai na frente", disse.
Confederação Brasileira de Futebol