CBF planeja jogo da Seleção Brasileira em Porto Alegre
Uma das três partidas que o Brasil fará no segundo semestre, pelas Eliminatórias para 2026, poderia ser na capital gaúcha por ajuda ao Estado após as enchentes
A direção da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) planeja marcar um jogo da Seleção Brasileira em Porto Alegre. A data será debatida quando a emergência das enchentes no Rio Grande do Sul estiver melhorado.
Há também que aguardar a recuperação dos estádios Beira-Rio, do Inter, e Arena do Grêmio, os candidatos a receber a partida. A Seleção terá três jogos em 2024 no Brasil, nos meses de setembro, outubro e novembro, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.
Há possibilidade de realizar esse confronto somente em 2025, também pelo torneio qualificatório, com calendário marcando partidas para março e junho do ano que vem.
A ideia é que parte, ou até totalidade, do arrecado nesse jogo possa ser revertido a instituições que vão auxiliar na reconstrução das cidades atingidas pelos alagamentos.
O Beira-Rio, do Inter, deve estar recuperado antes da Arena do Grêmio. Já há projeções da diretoria do Internacional de atuar em sua casa em julho, o que viabilizaria o equipamento para um jogo do Brasil.
Será preciso também que haja opções de centro de treinamento, caso a Seleção ou o adversário precisem trabalhar na cidade. O Brasil enfrentará como mandante o Equador, em setembro, o Peru, em outubro, e o Uruguai, em novembro. Por logística, os uruguaios seriam os rivais ideais.
Ainda não há previsão para que o aeroporto Salgado Filho seja reaberto. Hoje a opção para chegar a Porto Alegre é via base área de Canoas, cidade da região metropolitana que também foi bastante afetada pelos alagamentos, mas que teve a pista que recebe os aviões preservada.
A CBF terá que avaliar também a questão da tabelas dos campeonatos, principalmente da Série A do Brasileiro e da Copa do Brasil, que tiveram jogos adiados por causa das enchentes. Será necessário utilizar Datas-Fifa para recompor parte dessas partidas, justamente nas semanas em que a Seleção jogará pelas Eliminatórias.
Nenhuma das partidas do segundo semestre têm local marcado. A Arena Fonte Nova, em Salvador, é cotada para receber um dos confrontos.
Marcel Rizzo da Itatiaia