CBF afasta três árbitros que atuaram na primeira rodada do Campeonato Brasileiro

17/04/2024 04h22 - Atualizado há 16 dias

Profissionais terão que passar por reciclagem antes de serem escalados novamente

Cb image default

Lance de maior polêmica envolveu Zaracho, que levou dura entrada de Fagner

Pedro Souza/Atlético-MG

A Comissão de Arbitragem da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) afastou provisoriamente três árbitros que atuaram na primeira rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, no fim de semana passado.

Um deles é Yuri Elino Ferreira da Cruz, do Rio, que comandou o empate entre Corinthians e Atlético-MG, 0 a 0, no domingo, na Neo Química Arena, em São Paulo.

Outros dois profissionais passarão por um processo de reciclagem, batizado na CBF de Pada (Programa de Assistência ao Desempenho do Árbitro): Flávio Rodrigues de Souza, de São Paulo, que comandou Vasco e Grêmio, e André Luiz Skettino, de Minas Gerais, que trabalhou na partida entre Atlético-GO e Flamengo. A informação foi revelada pelo UOL e confirmada pela Itatiaia.

Houve muitas reclamações de elenco, comissão técnica e direção do Atlético-MG em relação à atuação do árbitro Yuri Elino.

Os visitantes questionaram uma não expulsão de Fagner, do Corinthians, após entrada em Zaracho, que ficou com a perna machucada, e o cartão vermelho dado a Battaglia, no finalzinho do primeiro tempo.

“O maior campeonato do país não pode apresentar uma arbitragem como a que se viu em nosso jogo neste domingo. O Atlético-MG exige um árbitro que cumpra as diretrizes apresentadas pela comissão de arbitragem para o Brasileirão e um VAR que se pronuncie diante de jogadas evidentemente violentas”, escreveu a diretoria do Galo em nota.

A CBF não oficializou os afastamentos, mas a Itatiaia apurou que Wilson Luiz Seneme, chefe da arbitragem da CBF, foi cobrado pelo presidente Ednaldo Rodrigues.

O principal questionamento é com relação a escalação de profissionais menos experientes em partidas importantes.

Mesmo internamente, a CBF evita usar o termo afastamento e prefere treinamento ou reciclagem. O Pada foi instituído em 2023 e serve para que os profissionais passem por um aperfeiçoamento.

Pelo período eles não são escalados e quando retornam normalmente começam por divisões inferiores, como a Série B.

No jogo entre Vasco e Grêmio houve muita reclamação dos gremistas com relação a um toque de braço dentro da área, um pênalti portanto, não marcado.

Em Atlético-GO e Flamengo foram alguns lances polêmicos, como impedimento em gol do time mandante, expulsão e pênaltis marcados a favor do time goiano e, no finalzinho da partida, para a equipe carioca.

Marcel Rizzo da Itatiaia