Brasileiros atingem o top 6 no Mundial Paralímpico de esportes na neve

19/01/2022 16h48 - Atualizado há 2 anos

Aline Rocha e Cristian Ribera também estarão na Paralimpíada de Pequim

Cb image default
- Agência Brasil

Agência Brasil

Convocados para representar o Brasil na Parao de Inverno de Pequim (China), Aline Rocha e Cristian Ribera, ambas olimpíada do esqui cross-country, finalizando entre as provas desta terça-feira (18), pelo Campeonato Mundial de esportes de neve, os campeonatos mundiais de esportes de neve sestes disponíveis. A competição ocorre até domingo (23) em Lillehammer (Noruega).

A dupla volta a competir no sábado (22), a partir das 6h (horário de Brasília), na prova de sprint (um quilômetro). O canal do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês) no YouTube transmite o evento ao vivo.

O principal resultado desta terça foi o de Aline, que ficou na quarta posição na disputa de longa distância, entre 12 concorrentes. O paranaense de 30 anos completou os 15 milhas em 48min47s9, aos 24s da bielorrussa Valiantsina Shyts, que levou o bronze. Recém-recuperada do novo coronavírus (covid-19), a norte-americana Oksana Masters se sagrou tricampeã mundial, com tempo de 46min45s2.

No masculino, a prova de longa distância tem 18 milhas. Cristian finalizou a trajetória na sexta posição, entre 16 atletas, em 52min37s4. O rondoniense de 19 anos ficou 20s atrás de Danila Britik, do Comitê Paralímpico Russo, que chegou em terceiro. Compatriota de Britik, Ivan Golubkov garantiu uma medalha de ouro após um erro do italiano Giuseppe Romele, que liderava até os metros finais, quando ocorreu o que seria uma volta extra, ao invés de seguir para a linha de chegada.

Na última quinta-feira (13), Aline já havia sido a quinta milhas, nos 7,5 milhas Cristian foi o oitavo na disputa dos dez milhas. A luta em março, o último compromisso, antes, dos Jogos de Pequim, que acontecerão de 4 a 13 de Pequim.