Brasil venceu a seleção peruana por 6 a 0 e vai enfrentar o Paraguai na semifinal
Noite de goleada da Seleção Brasileira Feminina! Já classificada para a próxima fase da CONMEBOL Copa América Feminina 2022, a Canarinho confirmou a liderança do Grupo B nesta quinta-feira (21) ao vencer o Peru pelo placar elástico de 6 a 0, no Estádio Pascual Guerrero, em Cali, na Colômbia.
Duda, Duda Sampaio, Geyse, Duda Santos, Fê Palermo e Adriana marcaram os gols da equipe comandada por Pia Sundhage, que avançou na competição com 100% de aproveitamento na primeira fase. Foram quatro triunfos nos quatro jogos disputados, 17 gols marcados e nenhum sofrido.
Na semifinal, o Brasil vai enfrentar o Paraguai. O confronto será na próxima terça-feira (26), às 21h (de Brasília), no Estádio Alfonso López, em Bucaramanga (COL).
O jogo
O Brasil controlou as ações no primeiro tempo do confronto diante do Peru, com direito a gol relâmpago. Logo no primeiro lance da partida, Duda iniciou a jogada pela direita, Geyse entrou na área e cruzou para a própria camisa 10 finalizar de primeira direto para o fundo das redes: 1 a 0. Com muito volume de jogo e boa troca de passes pelo meio, a Seleção seguiu ofensiva e quase ampliou aos 15, quando Geyse recebeu cruzamento pela direita e viu a defesa peruana jogar para escanteio. Na cobrança, outra bola perigosa na área, mas a goleira Sánchez tirou de soco.
Seguindo no ataque, a Canarinho marcou o segundo na marca dos 16. Fê Palermo arrancou pela esquerda até a linha de fundo e cruzou rasteiro para trás. Duda Sampaio dominou na entrada da área, se livrou de duas marcadoras e chutou para marcar seu primeiro gol pela Seleção Principal. Aos 24, após escanteio pela direita, a bola sobrou para Fê Palermo, que chutou de primeira e viu a bola explodir no travessão. Depois, Geyse e Kerolin também levaram perigo, mas sem sucesso nas finalizações.
Dominando completamente as adversárias, a Canarinho ainda balançou as redes mais duas vezes antes da saída para o intervalo. Na marca dos 40, Kerolin iniciou a jogada pela esquerda e lançou Duda Santos, que mandou na área para Geyse finalizar de canhota para fazer o terceiro. Logo depois, aos 42, Duda Santos foi derrubada dentro da área, e a própria camisa 5 cobrou, com categoria, para transformar o placar em goleada: 4 a 0.
No segundo tempo, mais gols brasileiros. Aos dois minutos, Duda Sampaio cobrou escanteio pela direita, e Fê Palermo completou para o fundo das redes para fazer o quinto. Na sequência, Duda Sampaio foi derrubada na área, e Adriana cobrou pênalti no canto direito, sem chances para a goleira peruana: 6 a 0. O Brasil seguiu atacando e dando trabalho para a defesa adversária. O Peru, segurando a pressão brasileira, conseguiu criar dois lances de ataque, mas sem sustos para a goleira Lorena. Administrando o resultado positivo, a Seleção se manteve ofensiva, mas sem novas alterações no placar até o apito final.
Brasil: Lorena; Letícia Santos, Kathellen (Tainara) e Fe Palermo; Duda Santos, Duda Sampaio, Luana (Ary Borges) e Duda (Adriana); Kerolin, Geyse (Debinha) e Gabi Portilho (Tamires).
Próximo jogo da Seleção:
Brasil x Paraguai - semifinal
Data: 26 de julho (terça-feira)
Horário: 21h (horário de Brasília)
Local: Estádio Alfonso López, Bucaramanga (COL)
Regulamento
A Copa América Feminina deste ano foi disputada pelas dez seleções filiadas à CONMEBOL, que foram divididas em dois grupos, com cinco equipes cada. O Brasil entrou no Grupo B, ao lado de Argentina, Peru, Venezuela e Uruguai. Os dois melhores times de cada grupo se classificaram para as semifinais (1ºA x 2º B, 1º B x 2ºA). Os vencedores fazem a grande final em jogo único.
A CONMEBOL Copa América 2022 dará três vagas diretas para a Copa do Mundo FIFA da Nova Zelândia e da Austrália 2023. A equipe campeã também garante automaticamente a classificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Confederação Brasileira de Futebol