Barcelona vence, elimina o Sporting e consolida liderança do Grupo D
O Barcelona recebeu o Sporting nesta terça-feira, no Camp Nou, em jogo válido pelo Grupo D da Liga dos Campeões, e ampliou sua vantagem na liderança ao vencer por 2 a 0, em resultado que eliminou os portugueses. No outro jogo da chave, a Juventus venceu o Olympiacos fora de casa e também avançou na competição.
Com os resultados, o Grupo D se encerrou com o Barcelona na liderança com 14 pontos e a Juventus, também classificada, na segunda posição, com 11. O Sporting, que agora disputará a Liga Europa, ficou em terceiro, com sete. Já o Olympiacos terminou na lanterna, com apenas um.
A partida teve o Barcelona iniciando com uma grande pressão, criando diversas chances para abrir o placar. Na melhor delas, aos 24 minutos, Luis Suárez ficou cara a cara com Rui Patrício, mas viu o goleiro fazer uma excelente defesa para evitar o gol.
O Sporting pouco assustou, finalizando a gol com perigo somente em chute de Bruno Fernandes, aos 36 minutos, defendido em dois tempos por Cillessen.
Na segunda etapa, o jogo ficou mais aberto. Mesmo assim, o Barça foi mais eficiente para abrir o placar. Aos 14 minutos, Denis Suárez cobrou escanteio para a área e Paco Alcácer apareceu no primeiro pau para surpreender a defesa e testar para o fundo da rede.
Após o gol, o Sporting teve uma grande chance. Aos 17, Bas Dost ficou cara a cara com Cillessen na pequena área, mas o goleiro fez uma defesa milagrosa para evitar o empate.
Apesar da expectativa de pressão, foi o Barcelona quem dominou o jogo na parte final e ainda ampliou. Aos 45, Jeremy Mathieu deu carrinho para tentar afastar a bola da área, mas mandou contra o próprio gol, decretando a vitória da equipe catalã e a eliminação dos portugueses.
Com a definição dos classificados, as equipes agora aguardam o sorteio das oitavas de final da Liga dos Campeões, que está marcado para o próximo dia 11 de dezembro. Os jogos, porém, acontecem somente em 2018, com datas espalhadas entre os meses de fevereiro e março.
Super Esportes
Foto: AFP / Luis Gene