Atletismo russo tem quatro casos de doping com substância de Sharapova

21/03/2016 00h00 - Atualizado há 4 anos
Cb image default
Divulgação

Sem revelar nomes, Dmitry Shlyakhtin, chefe da Federação Russa de Atletismo (Araf), anunciou nesta segunda-feira (21) que quatro atletas do país testaram positivo no antidoping para a substância meldonium, a mesma utilizada pela tenista Maria Sharapova.

Temos a informação que quatro pessoas deram testes positivos para meldonium. Vamos lidar com isso hoje (segunda-feira), declarou Shlyakhtin. O dirigente não confirmou se a velocista Nadezhda Kotlyarova, primeira do atletismo flagrada no uso da droga.

Banido pela Agência Mundial Antidoping (Wada) no dia 1º de janeiro, o meldonium foi detectado em ao menos 16 atletas russos, segundo o The Guardian. Isso complica a situação da Rússia na tentativa de reverter sua suspensão por tempo indefinido de competições internacionais de atletismo, iniciada em novembro de 2015.

 Todos que estão se preparando para os Jogos Olímpicos estão sendo monitorados. Mas a questão do meldonium é outra, disse Shlyakhtin, se referindo à Olimpíada do Rio de Janeiro, cujo início será no dia 5 de agosto.

Os russos não são os únicos flagrados usando a substância proibida neste ano pela Wada. Ao menos 100 atletas admitiram o uso de meldonium desde que Maria Sharapova admitiu o uso da droga. Dentre eles estão Abeba Aregawi (etíope naturalizada sueca campeã dos 1.500m),  EndeShaw Negesse (maratonista etíope)  e Olga Abramova (biatleta ucraniana).

UOL Esportes