Atletas qualificadas para o Mundial de Cáli são atração no Brasileiro Loterias Caixa Sub-20
Letícia Ruzilla de Paula (100 m), Letícia Quingostas (400 m com barreiras) e Stefany Beatriz Navarro (lançamento do dardo e heptatlo) estão confirmadas para a competição que será disputada de sexta-feira a domingo no Centro Olímpico, em São Paulo
O Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo Sub-20 será disputado de sexta-feira (22/4) a domingo (24/4) no Estádio do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, na Vila Clementino, em São Paulo. Entre as atrações estão, sem dúvida, as únicas três atletas já qualificadas no feminino para o Campeonato Mundial da categoria, que será realizado em Cáli, Colômbia, de 2 a 7 de agosto.
São elas Letícia Ruzilla de Paula (Instituto Metahum-PR), nos 100 m, Letícia Quingostas de Oliveira (Centro Olímpico-SP), nos 400 m com barreiras, e Stefany Beatriz Navarro da Silva (ASEMPAR/Paranavaí-PR), no lançamento do dardo e heptatlo.
Para Stefany, de 19 anos, foi um alívio conseguir a qualificação para o Mundial nas duas provas. "O patrão da minha avó me viu brincando de esconde-esconde na rua e disse que eu teria futuro. Ele conhecia o professor Ademir Nicola Francisco, o Mimi, e comecei a treinar lá em Paranavaí. Nunca mais parei. Tinha 12, 13 anos", lembra Stefany, campeã da Copa Brasil Loterias Caixa de Provas Combinadas no Sub-20. "O meu foco era o índice para o Mundial Sub-20, mas disputei as combinadas agora e essa é a minha segunda prova em um ano sem competir. Até então eu estava no dardo, prova em que também tenho o índice."
O treinador Aguinaldo Souza dos Santos acredita que Stefany poderá melhorar seus resultados no Brasileiro. "Como ela já tem os índices, o objetivo passa a ser agora melhorar suas marcas. Ela se recuperou bem da Copa Brasil de Provas Combinadas e voltou bem aos treinos. Nas combinadas pode obter mais do que 5.304 pontos", comentou. "No salto em distância ela saltou 5,75 m e sua melhor marca é 5,94 m, por exemplo."
Outro destaque é Letícia Quingostas, eleita a melhor atleta do Brasileiro Sub-20 de 2021, quando ganhou medalhas de ouro nos 400 m, nos 400 m com barreiras e no revezamento 4x400 m misto, em Bragança Paulista (SP). Ganhou ainda o ouro no Sul-Americano Sub-20 de Lima, no Peru, nos 400 m com barreiras. Nascida em Portugal e filha de brasileiros, está otimista. "Estou muito animada para participar da competição e conseguir bons resultados", disse a atleta.
"O nosso foco para o Mundial é nos 400 m com barreiras, mas acho que ela pode conseguir bom resultado nos 400 m rasos, que é uma prova afim, secundária, que pode ajudar o clube na pontuação", comentou o treinador Victor Fernandes. "A expectativa é que bata seu recorde pessoal, completando as barreiras em menos de 1 minuto", completou. Letícia tem como melhor marca 1:00.76.
Já Edilaine Maria Vidotto Rech, treinadora de Letícia Ruzilla de Paula, acha que foi fundamental garantir o índice para o Mundial logo no início da temporada. Ela correu os 100 m em 11.74 (0.2) no dia 26 de fevereiro, em Cascavel, Paraná. "Ela teve um incômodo no posterior da coxa, problemas de garganta e reação pós-vacina, mas está bem. O objetivo é buscar uma medalha no Brasileiro", comentou. "O trabalho visa agora chegar muito bem no Mundial."
O Brasileiro Loterias Caixa Sub-20 é uma ótima oportunidade de os participantes tentarem os índices para o Mundial de Cáli. Além disso, os campeões das provas individuais garantirão vaga para o Campeonato Pan-Americano Sub-20, de 3 a 5 de junho, no Estádio Olímpico Nilton Santos, o Engenhão, no Rio de Janeiro.
CBAt