Atleta de MS conquista honraria de ultramaratona na África
A atleta sul-mato-grossense Ana Márcia Borges Gomes conquistou o “Green Number”, honraria concedida a quem corre 10 vezes a Comrades Marathon, a famosa ultramaratona da África do Sul, de 89 quilômetros, realizada no dia 29 de maio. Após concluir a prova, Ana Márcia escreve seu nome no hall da fama do atletismo internacional, sendo a primeira mulher da América do Sul a receber o Green Number, que é a perpetuação de seu número de prova, título entregue apenas aos atletas que concluíram 10 vezes a ultra-maratona.
“O mais importante naquele momento é o psicológico. Você precisa saber a hora de ser forte e de ser fraco”, declara a atleta que nasceu em Rio Verde de Mato Grosso, mas mora em Campo Grande.
Ana, 46 anos, começou a correr há 15 anos. Naquela época, o percurso era feito na esteira e o cenário era as paredes da academia que frequentava. Mas com o tempo, a rotina foi mudando. “Já corri em 19 países diferentes e visitei muitos outros! Vou viajando o mundo correndo, conhecendo a cidade correndo. Passo por todos os pontos turísticos correndo”, brinca a atleta que arca com os gastos de todas as viagens.
O “Green Number” é almejado por milhares de corredores. Ao cruzar a linha de chegada pela 10ª vez, o atleta recebe a sua medalha e é conduzido a uma área reservada onde é feita a solenidade de entrega do Green Number, e um ex-campeão da prova entrega ao atleta essa condecoração, bordado em amarelo-ouro sobre um tecido na cor verde e ladeado de folhas de louro, o número passa a ser daquele atleta para a posteridade.
A estreia de Ana Borges nesta maratona foi em 16 de junho de 2006, na cidade de Durban. A partir do ano que vem, o seu número é diferenciado, na cor verde, para que todos os atletas e o público saibam que se trata de um Green Number.
http://www.correiodoestado.com.br