Alison dos Santos conquista o ouro nos 400m com barreiras nos Jogos Pan-americanos

09/08/2019 00h00 - Atualizado há 4 anos
Cb image default
Divulgação

O atletismo brasileiro conquistou mais uma medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos de Lima. Nesta quinta-feira (dia 8), no Estádio Atlético, Alison dos Santos brilhou na final dos 400m com barreiras ao vencer a prova com o tempo de 48s45. A marca é a melhor da carreira do atleta, a quarta melhor no mundo em 2019 e recorde sul-americanos sub-20. Nos 200m feminino, Vitória Rosa se classificou para a final. O revezamento 4x100m masculino também foi para a decisão.

Alison fez uma excelente prova e chegou com certa folga em relação ao segundo colocado. “Estava nos meus planos vir ao Pan e fazer a melhor marca da minha vida e obter um bom resultado. Meu estilo de corrida é o de não fazer um começo tão forte quanto meus oponentes, mas minha segunda parte de prova é muito boa. Dedico essa vitória ao meu treinador, minha equipe e para a minha mãe Sueli. Ela merece o mundo e eu vou buscar para ela”, afirmou Alison.

Na semifinal dos 200m feminino, Vitória Rosa venceu a terceira bateria com o tempo de 22s72, sua melhor marca na carreira. “Estou muito feliz, agora o sorriso sai fácil. Vou para cima na final. Estou me sentindo muito bem, cabeça leve e isso faz diferença. Dei meu melhor e vou buscar mais uma medalha”, disse Vitória que, na terça-feira (dia 7), conquistou o bronze nos 100m feminino. A outra brasileira nos 200m, Lorraine Martins, não passou para a final.

Quem também está na decisão é o revezamento 4x100m masculino. A equipe brasileira nem precisou entrar na pista. As duas baterias das semifinais foram canceladas após a Colômbia desistir de disputar a prova. Assim, a organização optou por classificar para a final os nove países restantes.

Na final do lançamento do martelo masculino, Allan Wolski ficou na sexta posição. No salto em altura feminino, Valdileia Martins foi a quinta colocada. No salto com vara feminino, Juliana Campos terminou a competição em oitavo. Nos 1.500m, Carlos de Oliveira Santos terminou na sexta colocação. Na semifinal dos 200m masculino, Jorge Henrique Vides e Derick Silva não passaram para a final.

O heptatlo encerrou sua disputa nesta quinta-feira. Após a realização das três últimas provas do programa – salto em distância, lançamento do dardo e 800m rasos –, Vanessa Chefer terminou a disputa na quinta colocação.

Foto Jonne Roriz/COB

COB - Comitê Olimpico do Brasil