A emoção de defender a camisa do Brasil pela primeira vez

14/06/2023 04h35 - Atualizado há 1 ano

Seleção Brasileira de Futsal Sub-17: atletas convocados para disputar o Sul-Americano contam como é a experiência de representar a Canarinho

Cb image default
Créditos: Lesley Ribeiro/CBF

A Seleção Brasileira iniciou a preparação para o CONMEBOL Sul-Americano de Futsal Sub-17 no último domingo (11), na Granja Comary, em Teresópolis (RJ). A equipe foi convocada pelo técnico Vanildo Neto no fim de maio e trouxe nomes inéditos. Essa é a primeira vez que os atletas escalados vão defender a Canarinho e eles não escondem a emoção.

Andrey, ala do Corinthians, contou que o próprio técnico do clube deu a notícia e revelou que não conseguiu conter as lágrimas ao chegar no Rio de Janeiro.

"Estou muito feliz de estar aqui e representar o meu clube, minha família e principalmente nosso país. Desde que chegamos no aeroporto Galeão eu já estava com os olhos cheios de lágrimas, chorando e mandando mensagem para os meus pais e quando eu entrei aqui pela primeira vez não tive outra reação a não ser felicidade", disse.

O ala ainda comentou sobre a ansiedade para o início do Sul-Americano.

"A expectativa é muito boa. A gente vem trabalhando muito, estou com a cabeça focada. Tenho sim a expectativa de ser campeão e espero fazer um bom campeonato", finalizou.

Renan foi avisado da sua convocação pela namorada, que viu uma notificação no celular do atleta e foi correndo chamar ele. O goleiro do Palmeiras disse que faltam palavras quando o assunto é representar o Brasil.

"É um sentimento de dever cumprido por tudo que passei desde o começo. Quando você chega e pisa aqui dentro, observa a vista e o escudo da CBF logo na entrada, você sente uma sensação inexplicável por poder representar essa nação. Querendo ou não também é um dever que será cumprido. Tenho confiança em mim, nos outros jogadores e tenho certeza que a gente vai sair com o título e trazer o troféu para casa", afirmou.

Para Fellype Bancatelli e Rômulo Kohagura defender a camisa da Seleção Brasileira é uma grande responsabilidade. Os fixos do Corinthians comentaram sobre a alegria de poder se preparar para o Sul-Americano na Granja Comary.

"Poder pisar aqui onde inúmeros jogadores passaram e ver as camisas no corredor é algo surreal, até agora a ficha não caiu. Primeiro vem um sentimento de alegria, mas também é uma responsabilidade muito grande. A ficha só vai cair quando eu chegar em casa de novo, ver meus familiares, abraçar eles e lembrar de tudo que a gente passou", disse Bancatelli.

"Meu pai ficou muito emocionado quando soube que eu viria pra cá, ele falou que era o sonho dele jogar, mas não conseguiu, e eu estou conquistando isso. Fico muito feliz de ver o escudo da CBF logo ali na porta, a estrutura é absurda, é de outro mundo", revelou Kohagura.

Rômulo ainda reforçou que a trajetória no Paraguai será difícil, mas que todos estão indo com foco total no troféu.

"A expectativa para a competição é a melhor possível. Vamos trabalhar essa semana que falta pra gente viajar porque no Paraguai não vai ser fácil. As outras equipes vão vir com faca no dente, mas nós vamos dentro também".

Em busca do título inédito

A Seleção Brasileira de Futsal Sub-17 vai em busca do título inédito neste Sul-Americano. Apesar de estarem defendendo o Brasil pela primeira vez, os atletas desta geração são conhecidos por sua competitividade e estão focados nos treinos para .

"A preparação está sendo muito boa, os meninos estão animados. Temos certeza que vamos chegar muito bem no Campeonato Sul-Americano Sub-17", afirmou o técnico Neto.

O treinador ainda aproveitou o momento para agradecer à Confederação Brasileira de Futebol pela disponibilidade da Granja Comary.

"Gostaria de agradecer muito a CBF por toda a estrutura que está nos dando aqui na Granja Comary e nós com tudo para trazer o título para o Brasil".

Falta pouco para a estreia

A Seleção Brasileira está no Grupo B do Sul-Americano, junto com Argentina, Uruguai, Peru e Equador. No Grupo A estão Paraguai, Colômbia, Venezuela, Bolívia e Chile. Os dois melhores colocados de cada grupo se classificam para a semifinal.

A competição será sediada no Paraguai e acontece entre os dias 17 e 25 de junho. Esta edição equivale a de 2022, por isso os atletas podem ter até 18 anos.

O Brasil faz sua estreia no próximo sábado (17), às 17h, contra o Peru.

Assessoria CBF