Professora da primeira escola rural de Sidrolândia completa 77 anos na data de hoje

17/02/2017 00h00 - Atualizado há 4 anos

Nascida em 17 de fevereiro de 1940, a Professora Maria do Socorro Pereira de Vasconcelos, natural de Tabira, estado de Pernambuco, completa no dia de hoje 77 anos de vida.

  A pernambucana que chegou ao município de Sidrolândia, com apenas 19 anos, no ano de 1959, construiu, literalmente, junto com seu esposo, José Pereira de Souza (primeiro funcionário da Sanesul em Sidrolandia e responsável pelo gerador de energia da época), na extensão de sua própria casa, a Escola São João Batista, na então Fazenda Porteira do Anhandui. Escola essa que foi a primeira escola rural do município de Sidrolândia.

No dia 05 de agosto de 1964, ministrou suas primeiras aulas, em uma única sala, com dois quadros negros e 51 alunos. A Professora lecionava para a 1ª, 2ª, 3ª e 4ª série primária, tinha como Secretaria de Educação, na época, a Srª Yolanda (ainda viva) e o Prefeito era o saudoso Srº Gumercindo Pereira de Souza.

Pelas mãos da Professora Maria do Socorro passaram várias crianças, hoje adultos, como a Srª Marli Padilha de Ávila (Presidente da Previlândia), o empresário rural Lúcio Basso, a Srª Gisele Alves, Tenente Carlos Franca, Renata Lousano (Psicóloga na Prefeitura) e outros tantos que hoje devem estar lendo esta matéria e relembrando da Mestra.

Casada a 53 anos e aposentada pelo Município e pelo Estado, tem hoje três filhos e sete netos, sendo considerada uma das primeiras, senão a primeira, mestra a levar seus ensinamentos a crianças da zona rural do município.

Com esse pequeno relato de uma história de 58 anos vividos em nosso município, fica a seguinte indagação: “Como ainda não enxergamos na Professora Maria do Socorro Pereira de Vasconcelos uma cidadã Sidrolandense”? Já foram muitos os titulados, sem desmerecer a nenhum, mas estamos devendo esse reconhecimento a essa “MESTRA”!!!!

Parabéns Professora, felicidades, muitos anos de vida e com muita saúde!