Pesquisa ou indução eleitoral?

27/10/2016 00h00 - Atualizado há 4 anos

O resultado das urnas no Município de Sidrolândia, nesse último pleito, demonstrou a inconfiabilidade de algumas pesquisas eleitorais. Duas foram publicadas, pelo jornal “O Estado”, com o atual Prefeito sendo dado como eleito nas duas, na primeira Ari Basso (PSDB) com 46% e  Dr. Marcelo (PSL) com 35% e quatro dias após com Ari subindo para 47% e Marcelo caindo para 34 %.

Dr. Marcelo venceu a eleição com 50,19% dos votos válidos, enquanto que o atual Prefeito, Ari Basso, teve 42,92% dos votos válidos. Um acontecimento ainda não explicado pelo instituto que realizou as duas pesquisas.

Na Capital do Estado, nesse segundo turno não é diferente, novamente um candidato tucano, a Vice-Governadora, Rose Modesto, em pouco mais de 10 dias, segundo publicação do jornal “O Estado”, sai de uma acachapante derrota, conforme pesquisa do IBOPE, de 50% a 29%, para um empate técnico, segundo o instituto vale, que teve sua pesquisa em Sidrolândia impugnada pela justiça, de 34% a 32% na espontânea e 38% a 35% nas estimulada.

O resultado do segundo turno em Campo Grande poderá ser a derradeira prova de que existe manipulação nas pesquisas eleitorais, com a finalidade de desestabilizar o adversário e buscar o voto de pessoas que votam em quem vai vencer, infelizmente uma pratica comum, adotada por muitos eleitores que ainda não adquiriram a verdadeira consciência política.

Aguardemos o resultado e também a manifestação da justiça e opinião pública, pois em se confirmando a vitória de Marquinhos Trad, com diferença próxima a apontada pelo IBOPE, se confirmará, também, o erro “grave” do instituto que apresentou o empate técnico. Caso contrário o IBOPE terá que rever seus métodos e conceitos, sendo Sidrolândia apenas uma mudança repentina de intenção do eleitorado.