Enquanto David luta pelo coletivo, alguns só olham para o próprio umbigo

04/09/2015 00h00 - Atualizado há 4 anos

Na reunião realizada na manhã de hoje (04), no plenário da Câmara Municipal, para tratar dos direitos dos moradores da área pertencente a rede ferroviária, a Defensora Pública da Comarca de Sidrolândia, Drª Thaisa Raquel Medeiros de Albuquerque Defante, visivelmente emocionada,  iniciou sua fala fazendo menção ao trabalho que o Presidente da Casa, Dr. David Moura de Olindo, vem desempenhando com relação ao assunto com a seguinte colocação: “Dr. David, parabéns pela iniciativa, só quem faz isso é quem tem responsabilidade, é quem tem consciência do trabalho social, é quem tem consciência do direito das pessoas de uma maneira global”.

Drª Thaisa disse ter ficado emocionada, por que, segundo ela, se não houvesse um real interesse do Presidente David,  não estaria acontecendo a referida reunião.

A Defensora disse da dificuldade que certos casos lhe impõe, justamente por não ser procurada pelas pessoas que necessitam de sua ajuda, pois a defensoria pública está aí para brigar pelos direitos da parte menos favorecida, mas só pode fazê-lo se tiver o conhecimento da causa.

A situação, em alguns casos, não parece ser tão simples, pois há outros interesses que podem confrontar o direito a habitação, conforme colocou Dr. David: “Há uma outra frente, trabalhando no mesmo sentido, liderada pelo Gerson Claro e que esteve em Brasília, no momento em que nós estávamos em Curitiba. Eles estavam em Brasília, na ANTT, tentando fazer aqui uma avenida”.

Com a abertura da avenida o principal beneficiado será o atual Diretor Presidente do DETRAN, Gerson Claro Dino, que tem seus empreendimentos imobiliários naquela região, visto que teriam uma grande valorização.

Da reunião resultou um cadastramento de todos os moradores do local e uma visita, que já está sendo realizada pela Defensora, casa a casa, para ter uma real ideia de cada caso, visto que existem, pelo menos, tres situações diferentes.

A parceria entre o Legislativo e a Defensoria, é um prenúncio de que, no mínimo, essas pessoas terão o amparo legal para lutarem por seus direitos, sejam eles quais forem.