Dia do Trabalho: É para comemorar?

01/05/2015 00h00 - Atualizado há 4 anos

O dia do trabalho é uma data para comemoração, mas fundamentalmente deve ser uma data para reflexão. Mesmo nos dias de hoje, com toda a evolução política, econômica e social, muitos trabalhadores, principalmente em países em desenvolvimento, não tem sua importância reconhecida pela sociedade e muito menos por quem os emprega.

No dia a dia não enxergamos os “profissionais” que varrem nossas ruas, que recolhem nosso lixo, que nos atendem nos balcões e caixas do comércio e muito menos quem trabalha para colocar comida em nossa mesa.

De vez em quando, quando precisamos, enxergamos profissionais da saúde ou do direito, mas só quando estamos em risco, pois quando nosso problema é resolvido, logo os esquecemos novamente.

E o que dizer de professores? A base para se apreender qualquer profissão. Uma das classes que mais tem sofrido com nosso descaso. Não só pela falta de reconhecimento social e financeiro, mas principalmente pelo desrespeito, instituído em lei, com que nossos filhos os estão tratando.

Evoluímos muito, conquistamos avanços sociais, direito a manifestarmos nossas ideias e, com a tecnologia, melhorias em condições de trabalho, mas estamos longe de sermos “justos”, de reconhecermos a importância de todo o trabalhador, homem ou mulher, do coletor de lixo ao administrador de empresas.

Vamos comemorar o dia de hoje, 1°de maio, mas não vamos esquecer que o “trabalho” é realizado 365 dias por ano, 24 horas por dia, por pessoas que hoje não terão feriado e que estarão trabalhando para que a sociedade não sinta falta delas. Pois só lembramos delas quando algum serviço não está a contento.

PS: Busquem imagens de trabalhadores na Internet, verão belas fotos, de pessoas bonitas, felizes e bem uniformizadas. Quando nossa realidade for essa, ai sim, realmente teremos motivos para comemorar o dia do trabalho.