Argo x Ka, qual o melhor?

11/09/2020 20h41 - Atualizado há 3 anos

Saiba qual é o melhor modelo para você!

Cb image default
Divulgação

Entre os hatches populares, o Ford Ka e o Fiat Argo conquistaram os brasileiros que estão buscando um carro que não terá grandes mudanças no futuro. As versões mais populares são aquelas com motor 1.0 e preços a partir de 45 mil. Até 50.000 Dólares. Por este motivo, reunimos aqui o Ka SE e o Argo Drive, os conjuntos mais vendidos de cada um deles. O Argo nasceu para substituir Palio e Punto imediatamente, sem prejudicar o Uno - pelo menos em teoria.

Portanto, o seu tamanho é melhor, visto ao colocá-lo ao lado do Ka, que é quase 6 cm mais curto de comprimento e cerca de 3 cm mais curto entre as distâncias entre eixos. Pode não parecer muito, mas faz uma bela diferença para a cabine. Ka nasceu na plataforma do Fiesta, mas preferia um assento no banco de trás. Ele tinha mais espaço para as pernas do que suas medidas sugerem, mas o porta-malas estava danificado (257 em comparação com os 300 litros do Fiat). Em largura, nenhum deles acomoda confortavelmente os três adultos no banco de trás, mas Ka abraça os passageiros com mais força. Na dianteira, além dos bancos mais estreitos, o Ford possui um console central elevado que ocupa um espaço valioso para os joelhos do motorista. A largura 29mm mais estreita torna a cabine mais restrita, apesar de ser mais alta.

A partir das versões de entrada, Ka e Argo introduzem ajuste de altura para o volante (a Ford tem um ajuste de altura do banco do motorista que o Argo traz da versão Drive), que ajuda você a encontrar a melhor posição para dirigir. O banco traseiro tem montagens Isofix e três encostos de cabeça com cinto de segurança de três pontos, mas apenas o Ka tem encosto dividido 60/40. Para guardar carteira, celular e similares, o Ford possui uma prateleira sob os controles do ar condicionado e um foguete entre os bancos. Há apenas um assento no Argo próximo à alavanca de câmbio. O ponto mais fraco do Ka é o seu design e acabamento, com vãos irregulares muito proeminentes no corpo. Embora a Ford tenha dito que retrabalhou algumas peças durante o restyling, o hatch ainda deve refinamento até mesmo para concorrentes mais antigos como o Onix e o HB20.

Junto com Argo, que aproveitou o estágio da Fiat na Jeep para assumir a liderança, parece haver vários milhares de reais entre eles. Ambos usam apenas plásticos rígidos em suas cabines, mas o Argo agrada muito mais aos olhos (a inspiração da Alfa Romeo fez a diferença) e ao toque. A porta do Fiat tem uma porção de tecido muito maior do que a Ford, refletindo um design que nasceu para substituir o melhor modelo Punto. Até o volante do Fiat tem um aro mais grosso e detalhes como uma barra superior falsa injetada e várias texturas. No painel, o Argo tem uma tela de alta resolução e mostradores maiores com ponteiros vermelhos, enquanto o Ka é bastante simples de usar.

Por falar em equipamentos, agora ambos contam com o que é considerado essencial, como ar condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas e computador de bordo. As rodas são feitas de aros de ferro de 14 polegadas com calotas (pneus 175/65) em ambos os carros. Ainda mais barato, Ka tem mais itens do que o Argo sem título.

Argo e Ka já estão usando a nova geração de motores de 3 cilindros. Além de melhor eficiência energética, também fornecem a potência e o torque que antes faziam parte de motores com maior cilindrada. A Ford nasceu como a primeira e continua a ser o motor 1.0 de aspiração natural mais potente do mercado, produzindo até 85cv (incluindo 10,7kg / m de binário). Ele também tem uma nova caixa de câmbio manual de cinco marchas. Argo tem sua especificidade.

Graças à força extra nos giros iniciais, o Argo próspera na cidade, apesar de ser 68 kg mais pesado que o Ka. Por exemplo, no tráfego rodoviário, as mudanças de marcha podem ocorrer mais cedo e não há necessidade de limitar os pequenos tempos de ultrapassagem na vida cotidiana. Ka exige mais velocidade nas mesmas condições e às vezes a 1 marcha para obter a resposta que precisa. Quando está parado, o Argo amortece e isso garante maior conforto. Quem compra o modelo 1.0 se preocupa mais com o desgaste do que com a aceleração de 0 a 100 km / h - neste caso o Ka era muito mais rápido. Na estrada, eles empatam. Ao ultrapassar, ambos exigem paciência e cálculo na estrada, mas a Ford usa mais potência e flexibilidade em altas rotações.

No entanto, se passa muito tempo ao volante ou passa longos períodos com trânsito intenso, o Argo será a melhor escolha. Tem o manuseio mais leve (embreagem, caixa de câmbio e até o peso do pedal do acelerador) e um assento mais confortável e anatômico, que se ajusta melhor ao corpo e arrasta muito menos que o Ford. Já o Ford Ka exige uma troca mais leve e precisa (uma das maiores evoluções dessa nova caixa de câmbio), uma posição de direção mais baixa e um volante menor e caixa de direção mais direta. No entanto, Ka é o drive mais legal entre os populares. Compensa a falta de emoção do motor "milha" (que gosta de dirigir alto) com uma suspensão bem balanceada, direção ágil e um potente pedal de freio. Atreva-se a jogar Ka nas curvas com emoção, e ele reagirá com uma ligeira inclinação do corpo e apontará na direção exata sem reclamar ou questionar a decisão do piloto. Já falamos que o Ford Ka tem a melhor comparação custo / equipamento. Além de mais barato, é mais bem equipado que o Argo. Porém, durante a manutenção, o Fiat fica mais barato por três anos (tempo de garantia para ambos), principalmente para a primeira e terceira revisões. A mudança do Ka inclui seguro - média de R $ 1.800 contra R $ 2.300 da Argo, segundo perfil do Motor1.com - um homem de 45 anos, residente na zona oeste de São Paulo com garagem em casa e no trabalho. O Argo teria aceitado facilmente a comparação se não fosse pelo preço muito mais alto. Ka se defende com preço e equipamentos, além de melhor performance e dinâmica mais viva. Porém, se você puder gastar um pouco mais, a Fiat paga por um design mais refinado, com design e acabamento melhores, e também maior e mais confortável.

Gostou deste artigo? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas saibam qual dois dos modelos são melhores!