A culpa não é da Dilma, nem do Aécio, nem do Cunha, nem do Lula, nem, nem, nem...

31/03/2016 00h00 - Atualizado há 4 anos

Para mudarmos como seres humanos, não nos basta trocarmos de roupa, de perfume, frequentarmos lugares diferentes, para mudarmos, como seres humanos, precisamos rever nossas ideias e principalmente nossas atitudes.

Para mudarmos o país não basta apenas trocarmos uma cabeça em um grupo, temos que mudar todo o grupo. Para mudarmos a política, nós como povo, temos que mudar, e muito. Somos nós que sustentamos a sujeira, a corrupção e a falta de compromisso de nossos representantes políticos, pois somos nós que vendemos nosso apoio, nosso voto, que nos contentamos com um tapinha nas costas ou com cargos públicos, que muitas vezes nem temos capacidade para ocupar, somos nós que só reclamamos das atrocidades, cometidas na política, mas não erguemos uma palha para mudar a situação. Somos nós que mantemos “velhas raposas”, anos a fio, comandando nossos destinos, somos nós que vivemos, eleição após eleição, trocando seis por meia dúzia, somos nós que tratamos o “novo” como inexperiente, somos nós que acreditamos em “velhos salvadores da pátria”, que nós mesmos tiramos do poder e que quando uma eleição se aproxima, os vemos como aqueles que irão resolver todos os problemas.

Temos um enorme defeito, nos apaixonamos por siglas e seus detentores, ficamos cegos diante de seus graves erros, minimizamos seus erros e crimes e trabalhamos com a seguinte linha, “ele roubou mas fez” ou “no tempo dele não tinha isso, mas tinha aquilo”.

A CULPA, pela falta de respeito de muitos políticos, pela corrupção desenfreada, enfim, a culpa por toda essa bandalheira que assola o País, em todos os poderes e em todas as esferas, é somente nossa.

Vamos resolver isso ou vamos continuar nos escondendo atrás de Dilma, Aécio, Cunha, Lula, Sarney, Bolssonaro e etc ...?