VULNERABILIDADE SOCIAL: Temporal deixou indígenas desabrigados na reserva de Dourados

10/11/2020 07h27 - Atualizado há 3 anos
Cb image default
Divulgação

A chuva acompanhada de ventos fortes deste domingo e que teve sequência nesta segunda-feira (09) deixou famílias desabrigadas na reserva indígena federal de Dourados. Principalmente moradias mais vulneráveis feitas de bambus, palhas e lonas foram atingidas.

O assistente social do Cras (Centro de Referência da Assistência Social) Kennedy de Souza Morais, disse que dezenas de famílias, inclusive com crianças pequenas, tiveram seus barracos atingidos.

A situação fica mais delicada, por conta que em muitos casos, eletrodomésticos e mantimentos também foram impactados, após ficarem expostos a chuva, sendo o prejuízo para os populares ainda maior.

Kennedy cita que a situação é de emergência na reserva, visto que muitas pessoas já enfrentam a vulnerabilidade social e tiveram seus poucos pertences atingidos pelo vendaval.

“Muitas famílias estão desabrigadas, sobretudo algumas que estavam situadas em áreas de recente retomada, onde a situação é bastante precária”, apontou, ao ponderar que acredita ser necessário uma intervenção emergencial com lonas, cestas básicas e agasalhos.

A secretária de Assistência Social Fátima Libório disse que a pasta está fazendo um levantamento da situação na reserva e solicitou orçamentos para avaliar a possibilidade de fornecer inicialmente a compra de lonas para apoio às famílias.

Ela informou ainda que outros encaminhamentos serão feitos, após a Semas ter informações mais concretas dos prejuízos gerados às famílias da reserva, diante da situação, o que deve acontecer até esta terça-feira (10).

O assistente social Kennedy de Souza Morais, afirma que doações de alimentos, lonas, agasalhos e outros são bem vindas para apoiar os moradores do local nesta situação de emergência.

Quem quiser doar pode entrar em contato via telefone: 9 9290-9412.

Por Gizele Almeida

DOURADOS NEWS