Universidades públicas em Dourados concentram ações na contenção da pandemia

09/04/2020 14h06 - Atualizado há 4 anos

O álcool em gel produzido pela UFGD foi distribuído para o HU e diversas outras instituições públicas

Cb image default
Divulgação

O contexto crise provocado pelo coronavírus (Covid-19) faz necessário a organização de uma ampla rede de trabalho voltado a contenção da doença dentro de diversos seguimentos diferentes.

As universidades podem ser apontadas como peça chave nestas atividades, mesmo que a maioria dos estudantes, professores e técnicos administrativos estejam em isolamento social voluntário.

Em Dourados, a Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), tem atuado, por exemplo, no apoio ao Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública), juntamente com outras instituições empenhadas em desafogar o Laboratório.

A unidade da Uems de Dourados e de outros 14 municípios tem promovido uma campanha de arrecadação de donativos e recrutamento de voluntários para auxiliar a população mais vulnerável do Estado.

UFGD

Já a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) que tem iniciado ações como confecções de máscaras outros equipamentos de proteção individual; ferramentas para coleta e mapeamento de dados sobre a covid-19 em Dourados e em Mato Grosso do Sul; e ações de arrecadação e de distribuição de alimentos e de recursos para comunidades em vulnerabilidade socioeconômica.

A universidade federal também tem divulgado dicas de orçamento doméstico e de gestão empresarial diante da crise financeira, e projetos de disseminação de informações sobre cuidados contra o novo coronavírus, sobre atividades para crianças que estão em casa durante o isolamento social e sobre saúde em tempos de isolamento social.

Além disso, a UFGD está produzindo e doando álcool 70%, que já foi distribuído para o HU-UFGD e diversas instituições públicas.

O álcool foi produzido a partir de etanol doado por empresas.

A equipe envolvida na produção é composta por professores e técnicos de laboratório dos cursos de Química e de Física e da Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais (FCBA) da UFGD.

DOURADOS NEWS