Um em cada três casos notificados foi confirmado como dengue no mês

31/01/2020 08h42 - Atualizado há 4 anos
Cb image default
Divulgação CCZ

Em janeiro, 21 pessoas tiveram os diagnósticos clínicos confirmados como casos de dengue em Dourados. A quantidade representa um terço do número de pessoas com suspeita de terem contraído a doença entre o dia 1 e 29 de janeiro, ou seja, 61 notificações.

Os dados divulgados ontem (29) pelo Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde, são de que, em todo Mato Grosso do Sul, 6.126 pessoas foram notificadas.

Apesar disso, o Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificações) fez os cálculos de casos prováveis e acredita que a suspeita é de 5.341 casos em Mato Grosso do Sul neste início de ano, já que uma parcela do número total de notificações já foi analisada e descartada.

ÓBITOS

Seis pessoas morreram em decorrência da dengue em Mato Grosso do Sul até o dia 29 de janeiro.

Entre as vítimas estão três homens, sendo um de Corumbá (29 anos), outro de Sete Quedas (17 anos) e o terceiro de Campo Grande (30 anos), além de três mulheres, sendo uma moradora em Cassilândia (67 anos), uma em Pedro Gomes (85 anos) e, por fim, uma mulher residente em Nova Andradina (52 anos).

MUNICÍPIOS

Dourados está entre as cidades com menor incidência de notificações de suspeita por dengue. No extremo Norte do Estado, Alcinópolis possui a maior incidência de suspeitas entre todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul e já registrou a confirmação de 87 casos por meio de critério clínico e análises laboratoriais.

Sete Quedas, Caracol, Pedro Gomes e Bonito também apresentam grande quantidade de suspeita de dengue. Em Campo Grande são 359 casos confirmados.

Durante o ano de 2019, a quantidade de casos notificados por suspeita de dengue em todo o Estado chegou em 73.720. 

Por Wender Carbonari

DOURADOS NEWS