Rolê em meio a pandemia tem 'racha' e até réplica de fuzil para simular favelas do RJ; vídeo

11/02/2021 09h51 - Atualizado há 3 anos

Guarda Municipal apreendeu réplica de fuzil durante abordagem realizada no local no último domingo (8)

Cb image default

 Crédito: Divulgação / Guarda Municipal

Uma aglomeração de pessoas em carros e motos promovendo festas todo final de semana e que tem tirado a paz de moradores na região do Jardim Canaã I, em Dourados. O Dourados News recebeu reclamações de populares que relataram não aguentar mais o transtorno e também as tentativas de denúncia que “não dão em nada”, como foi dito em um dos relatos.

Vídeos que já circulam em grupos nas redes sociais - veja no final da matéria - mostram dezenas de pessoas reunidas em uma área aberta próxima do campus do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), nos fundos do bairro Monte Sião.

As festas que duram, segundo a denúncia, a madrugada inteira, têm ‘show’ de motos empinando, racha de carros e abuso de álcool. Em uma das imagens é possível ver várias pessoal dançando em cima de um caminhão.

“É todo fim de semana isso durante essa pandemia toda. A gente liga na Guarda e na PM, mas não resolvem nada. E quando aparecem aqui logo depois que eles vão embora o povo volta pra fazer bagunça de novo”, disse um morador, que preferiu não se identificar.

Cb image default
Marcas deixadas por pneus são vistas pela rua - Foto: Thalyta Andrade/Dourados News

Mulher que também prefere não se identificar disse ainda que após os eventos há um ‘mar’ de sujeira. "Fica puro lixo espalhado pela bagunça que esses desocupados fazem (sic). É uma baderna, ninguém aguenta mais isso aqui no bairro todo fim de semana".

Nas redes sociais, algumas pessoas compartilharam comentários debochando da aglomeração e da reclamação dos moradores.

No domingo (7/2), a Guarda Municipal esteve no local junto com policiais militares do Getam (Grupamento Especializado Tático Motorizado) e encerrou o evento. Na ação, os servidores apreenderam uma réplica de fuzil que segundo relatado aos policiais, seria para que os participantes do evento simulassem bailes que acontecem em favelas do Rio de Janeiro promovidos por criminosos.

Ainda na ação do fim de semana, um menor foi apreendido ao cair de uma moto tentando fugir da abordagem. O veículo foi apreendido e o adolescente encaminhado para a delegacia de Polícia Civil.

Guarda e PM

O Dourados News procurou a Guarda Municipal, que confirmou ter recebido denúncias do problema no Canaã I e assegurou que tem atendido a população realizando intervenções de fiscalização conjuntas com a PM e o Juizado da Infância e Adolescência.

A assessoria informou que pessoas já foram presas, veículos apreendidos, notificações de trânsito foram lavradas e houve orientação para o cumprimento de medidas sanitárias preventivas a Covid 19.

Por fim, a Guarda lamentou que "a falta consciência e respeito das pessoas, pois as forças públicas fazem as intervenções e encerram a baderna, mas momentos depois iniciam em outro ponto da cidade", diz a nota da assessoria, admitindo ainda que a demanda de trabalho na cidade é muito grande principalmente aos finais de semana com ocorrências de perturbação do sossego.

Ainda conforme a Guarda, os locais onde acontecem essas festas são bairros com muitos terrenos vazios ou em construção e mato alto, o que dificulta ainda mais os flagrantes, pois quando as equipes chegam, as pessoas começam a fugir por diversos locais.

A orientação da Guarda é para que as pessoas sigam denunciando este tipo de ocorrência nos telefones 199 e 153.

Já a Polícia Militar, por meio da assessoria, garantiu que para as denúncias que chegam na central pelo 190 são enviadas viaturas, a não ser que existam ocorrências mais graves na frente com preferência de atendimento.

A assessoria informou ainda que já foram colocadas equipes para verificar a situação no Canaã I para apurar possíveis crimes que estejam sendo cometidos no local. Por fim, a PM orientou aos moradores que sigam denunciando festas clandestinas pelo 190.

Veja o vídeo:

Por Thalyta Andrade

DOURADOS NEWS