Radares no trânsito de Dourados serão ampliados e vão para o meio das quadras

20/09/2017 00h00 - Atualizado há 4 anos
Cb image default
Divulgação

Implantados em dezembro do ano passado em três cruzamentos da avenida Marcelino Pires em Dourados, os radares serão retirados dos semáforos para serem colocados no meio das quadras. O anúncio foi feito pelo diretor-presidente da Agência Municipal de Trânsito, Carlos Fábio Selhorst. Outros pardais, como também são conhecidos, devem ser instalados na cidade.

Ontem ocorreu a abertura oficial da Semana de Trânsito, na Câmara Municipal, evento que neste mês de setembro conta com inúmeras atividades educativas em todo o país sobre a consciência de um trânsito mais seguro. No município, ações são desenvolvidas nas escolas e nas ruas, com blitizes de cunho orientativo.

Estatística do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) mostra que houve redução de 19% de acidentes em Dourados de janeiro a agosto em comparação ao mesmo período do ano passado. Também teve queda de 29% o número de mortes, com registro de 12 a menos; assim como de feridos, com redução de 1000 para 811, ou 19% inferior.

Sentir no bolso o valor da multa, segundo Carlos Fábio, deixa o condutor a princípio nervoso, mas depois ele vê a necessidade de se adequar às regras de trânsito, como da Marcelino Pires, com velocidade máxima de 50 km/h. Não são regras da Agetran. É do Código Brasileiro de Trânsito, disse ele. Por ser uma avenida de pista larga e com três faixas, condutores pisam fundo no acelerador.

No primeiro semestre deste ano foram registradas 51.946 infrações de trânsito contra 23.385 em 2016, o que implica num aumento de 122%. O crescimento significativo ocorreu pelo excesso de velocidade além do permitido. Esse tipo de multa é aplicado por dispositivos como radar e lombada eletrônica. Em Dourados, os pardais instalados nos três cruzamentos da Marcelino Pires indicam que seriam eles os responsáveis por pegar a maioria dos motoristas que pisam forte no acelerador.

Segundo estatística, 32.737 condutores foram multados no semestre deste ano por transitar em velocidade superior a máxima permitida em até 20%. No mesmo período de 2016 esse índice foi aplicado a 10.908 motoristas. Outros 6.222 receberam autuação neste semestre por transitar em velocidade superior a máxima permitida em mais de 20% e até 50%. No ano passado foram 3.048 multas.

O evento de ontem contou com a participação do presidente da Agetran de Campo Grande, Janine de Lima Bruno. Com o tema Minha escolha faz a diferença, ele falou para plateia composta por estudantes e profissionais das mais variadas profissões sobre o comportamento que cada indivíduo adota em seu dia a dia.

As infrações cometidas e que resultam em multas, por exemplo, muitas vezes são reflexos da escolha de cada usuário de trânsito. Se não utiliza a faixa de pedestre ou se abusa da velocidade, entre tantas outras infrações, são práticas escolhidas pelas pessoas. Se todos respeitassem as regras e tivessem maior atenção, muitos problemas como acidentes seriam evitados, disse Janine.

Em Dourados os pardais estão instalados em anexo aos semáforos. Lei de autoria do vereador Junior Rodrigues e aprovada semana passada na Câmara requer a migração do dispositivo para o meio da quadra. A medida tem como objetivo evitar que motoristas sejam multados injustamente ao serem obrigados a liberar a pista para ambulâncias, bombeiros. Com a aprovação do projeto, os equipamentos já instalados terão que migrar de local em 90 dias e os demais a serem implantados deverão atender a nova regra. Ainda não há previsão de instalação de novos radares. Os dispositivos são de responsabilidade do Detran.

Por: Flávio Verão

 foto - A Frota

www.douradosagora.com.br