Preso é baleado durante tentativa de fuga em massa na PED
João Pedro Francisco, 26, natural de Anápolis (GO), foi baleado na perna durante tentativa de fuga na PED (Penitenciária Estadual de Dourados). O fato ocorreu na madrugada de quarta-feira (27/11), quando ele e outros seis internos buscavam a parte externa do estabelecimento penal.
A informação foi confirmada ao Dourados News pela Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário).
O interno, condenado pela Justiça Federal a 14 anos e 7 meses, cumpre pena na cela 15 do Raio-II, onde estão presos de maior periculosidade e ligados a facções criminosas.
No dia do fato, segundo o boletim de ocorrência, o grupo serrou parte das grades e iniciou movimentação para deixar a penitenciária, quando policiais militares flagraram o caso.
Para tentar conter os presos, foram realizados disparos e um deles atingiu João Pedro.
Ferido, precisou ser encaminhado à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e constatou-se uma munição alojada na perna, porém, a equipe médica avaliou que não seria necessária cirurgia naquele momento.
Ao retornar à PED, passou por mais um atendimento e uma nova consulta estava agendada ainda para essa sexta-feira para verificar se haveria ou não necessidade de procedimento cirúrgico.
Após a tentativa de fuga, todos os internos foram levados até uma cela disciplinar.
O caso é investigado pelo 2º Distrito Policial de Dourados.
Flashback
A tentativa de fuga ocorreu horas antes de policiais do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) chegarem à prenitenciária para cumprimento de mandados dentro da Operação Flashback, desencadeada também em Campo Grande e outros sete Estados brasileiros.
No Mato Grosso do Sul foram 12 mandados de busca e apreensão e 12 de prisões ocorridas dentro da PED e da Máxima da Capital.
A intenção da ação, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública de Alagoas, era isolar membro do PCC identificado como Maré Alta, que ordenava o chamado tribunal do crime em todo Brasil.
Segundo as investigações, ele seria o substituto de Marcos Willians Camacho, o ‘Marcola’, atualmente preso na Penitenciária Federal de Porto Velho, em Rondônia.
Por Adriano Moretto e Osvaldo Duarte
DOURADOS NEWS