Prefeitura pretende manter estratégias após primeiras confirmações de coronavírus
As ações do poder executivo de Dourados visando combater a transmissão local do coronavírus (Covid-19) não devem ser alteradas, pelo menos nos próximos dias. Assim, continua em vigor a ordem de Toque de Recolher e a suspensão de parte das atividades comerciais no município.
A maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul conta com dois casos confirmados da doença, além de uma paciente de 64 anos, moradora em Batayporã e transferida para um hospital da cidade na quarta-feira (26) para tratamento intensivo.
Durante a semana, discussões sobre as medidas determinadas pela prefeitura, sobretudo as imposições do decreto nº 2.480 do dia 23 de março, tomaram conta das redes sociais resultando em manifestações a favor, mas também contrárias às ações, como o “buzinaço” de sexta-feira (27).
Durante entrevista exibida nas redes sociais da prefeitura de Dourados neste sábado (28), o farmacêutico Emerson Eduardo Correa, do Núcleo de Vigilância em Saúde, foi enfático ao afirmar que as estratégias em vigência devem ser mantidas.
“Não muda nada. Os casos positivos vão surgindo. A conduta do Comitê [de Enfrentamento a Crise do Coronavírus] do município de Dourados permanece a mesma em relação a todas as medidas de contingenciamento. A gente já estava aguardando esta positividade, então está dentro do esperado”, disse.
O porta-voz do Comitê, Frederico de Oliveira Weissinger, garantiu que, apesar das confirmações de Covid-19 em Dourados, a situação não saiu do controle. Weissinger, que também participou da entrevista coletiva de sábado (28), explicou que só passa a existir transmissão comunitária quando as autoridades de saúde “perdem a referência”, ou seja, “quando não se sabe mais quem transmitiu o vírus para quem”.
BOLETIM
A SES (Secretaria de Estado de Saúde) confirmou neste sábado (28) mais três casos de coronavírus em Mato Grosso do Sul.
Entre eles estão os dois casos em Dourados, sendo um jovem de 21 anos, que está em isolamento domiciliar, cujo diagnostico foi feito ainda pela manhã e uma mulher de 52 anos, que voltou de viagens para São Paulo e cidades do Nordeste, que está internado em um hospital da cidade.
Até o momento a SES (Secretaria de Estado de Saúde) notificou 449 casos de coronavírus em todo Mato Grosso do Sul. Desses, 47 ainda aguardam os exames realizados no Lacen (Laboratório Central), na Capital. Já 360 acabaram descartados e 11 excluídos.
Não há mortes pela doença em Mato Grosso do Sul.
Por Wender Carbonari
DOURADOS NEWS